O influenciador Paulo Messina viralizou nas redes sociais apĂłs publicar um vĂdeo em tom irĂ´nico sobre os chamados “benefĂcios” ligados ao transtorno do espectro autista (TEA).
Na gravação, Messina — que se apresenta como pai de gĂŞmeos autistas — aparece citando situações relacionadas a direitos garantidos por lei para pessoas com TEA. Em um dos trechos, surge a frase “Atendimento MĂ©dico Gratuito”, enquanto ele comenta: “Muita gente fala que autistas ganham muitos benefĂcios. Vamos ver alguns deles?”.
O vĂdeo rapidamente ganhou alcance nas redes e abriu espaço para debates sobre a realidade enfrentada por famĂlias atĂpicas no Brasil.
Nos comentários, seguidores apontaram que muitos dos direitos citados costumam ser vistos de forma equivocada por parte da população, como se fossem privilégios, quando na prática representam mecanismos de acessibilidade e inclusão.
“Quando todo mundo é prioridade, ninguém é prioridade”, comentou uma seguidora ao falar sobre filas preferenciais.
Outro internauta destacou as dificuldades enfrentadas para conseguir diagnĂłstico e tratamento especializado. “As pessoas acham que Ă© vantagem, mas nĂŁo enxergam a luta diária das famĂlias”, escreveu.
A publicação soma milhares de visualizações e compartilhamentos e reacendeu discussões sobre capacitismo, acesso à saúde e os desafios enfrentados por pessoas autistas e seus familiares.


