Acre terá duas infovias para ampliar acesso à internet de alta velocidade

Projetos fazem parte do Norte Conectado

Por Anne Nascimento, ContilNet 08/07/2026 às 12:37
Projetos correspondem às Infovias 06 e 08, que ainda estão em fase de estudos de viabilidade técnica e econômica. — Foto: Reprodução

O Acre está entre os estados da Amazônia contemplados pelo programa Norte Conectado, iniciativa do governo federal que busca ampliar o acesso à internet de alta velocidade em regiões onde a conexão ainda é limitada ou inexistente. No estado, duas infovias estão previstas para ampliar a infraestrutura de fibra óptica: uma com destino a Rio Branco e outra a Cruzeiro do Sul.

Os projetos correspondem às Infovias 06 e 08, que ainda estão em fase de estudos de viabilidade técnica e econômica. A proposta é utilizar cabos de fibra óptica instalados nos rios amazônicos para levar conectividade a localidades remotas, reduzindo dificuldades de acesso e ampliando serviços digitais.

A Infovia 06 prevê a ligação entre Manacapuru (AM) e Rio Branco (AC). O projeto terá 2.485 quilômetros de fibra óptica, sendo 2.203 quilômetros de trecho subfluvial e 282 quilômetros terrestres. A estrutura deve atender oito localidades e conectar órgãos públicos ao longo do trajeto.

Já a Infovia 08 ligará Fonte Boa (AM) a Cruzeiro do Sul (AC), com previsão de implantação de 2.766 quilômetros de fibra óptica subfluvial. O projeto também contempla oito localidades e prevê a ampliação do acesso à internet para comunidades que enfrentam limitações de infraestrutura de comunicação.

LEIA TAMBÉM: Eleições 2026: registro de candidatos será exclusivo pela internet, explica TRE

Expansão da conectividade na Amazônia

O Norte Conectado prevê a implantação de nove infovias, com aproximadamente 13,2 mil quilômetros de cabos de fibra óptica. Quando concluído, o programa deverá atender cerca de 70 localidades nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

Atualmente, seis infovias já estão em operação ou em fase de funcionamento. Entre as estruturas entregues estão trechos como a ligação entre Macapá (AP) e Santarém (PA), a conexão entre Manaus (AM) e Santarém (PA) e outras rotas estratégicas na região Norte.

Segundo o Ministério das Comunicações, mais de 6 milhões de brasileiros já são beneficiados pela infraestrutura implantada.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.