O senador e candidato ao Governo do Acre, Alan Rick (Republicanos), se reuniu na tarde desta terça-feira (8) com representantes de sindicatos e entidades de servidores públicos, no comitê de campanha localizado na Avenida 6 de Agosto, em Rio Branco. O encontro teve como foco as demandas das categorias e as propostas para a administração pública.
Durante a reunião, Alan Rick afirmou que pretende estabelecer diálogo com os servidores e buscar alternativas para recuperar perdas salariais e atualizar planos de carreira. Segundo o candidato, algumas categorias estão há 10, 15 ou até 20 anos sem uma recomposição salarial considerada justa.
“Nós vamos dialogar com todas as categorias, vamos buscar recuperar as contas públicas para poder retomar esses planos de carreira, retomar o reajuste com os servidores”, declarou.
O candidato também defendeu que a recuperação da saúde financeira do Estado deve ocorrer sem aumento de impostos. Para ele, a ampliação da arrecadação e a atração de investimentos são caminhos para melhorar a capacidade de pagamento do poder público.
“Sem colocar o Estado novamente acima do limite da responsabilidade fiscal, aumentando a nossa capacidade de arrecadação sem aumentar impostos”, afirmou.
Alan Rick disse ainda que os servidores públicos são responsáveis por manter o funcionamento do Estado e que as demandas apresentadas durante a reunião serão consideradas na construção de propostas para um eventual governo.
Participaram do encontro Gerliano Nunes, Estéfano Vieira e Carlos Vale, do SINTEGESP (Sindicato dos Técnicos em Gestão Pública e dos Gestores de Políticas Públicas do Estado do Acre); Cláudio Mota e Luiz Fernando, do SENGE-AC (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre); Elias Monteiro, do SINTASE (Sindicato dos Servidores Socioeducativos do Acre); Solange Pereira, do SINFAC (Sindicato dos Servidores Fazendários do Estado do Acre); Samuel Macedo, do SINODONTO-AC (Sindicato dos Odontologistas do Estado do Acre); Iânio Marcos, do SINPOL-AC (Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre); Fábio Macedo, do SINDEEX-AC (Sindicato dos Especialistas Executivos do Estado do Acre); Jean Messias Freire de Souza, da AME-AC (Associação dos Militares do Estado do Acre); Sérgio Rabello, do SINBIOMED/AC (Sindicato dos Biomédicos do Estado do Acre); Rosa Gondim e Alozio Cezar, do SINDECAF (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do Acre); João Netto, apoiador da Frente Sindical, representando a pauta dos servidores não estáveis; e Rosana Nascimento, presidente reeleita do Sinteac (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre).


