Mais de 23 mil famílias deixam o Bolsa Família no Acre após aumento da renda

Em todo o país, mais de 5,1 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família desde a retomada do programa em 2023

Por Juan Vinícius, ContilNet 01/06/2026 às 14:36
Em todo o país, mais de 8 milhões de crianças recebem esse complemento | Foto: Lyon Santos/MDS

Mais de 23 mil famílias acreanas deixaram de receber o Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026 após aumentarem a renda e superarem os critérios de permanência no programa social. Os dados indicam que muitos beneficiários conseguiram emprego com carteira assinada ou passaram a gerar renda por meio do empreendedorismo.

Somente em maio deste ano, 1,3 mil famílias do Acre saíram do programa. Rio Branco lidera o número de desligamentos, com 597 famílias, seguida por Cruzeiro do Sul (151), Sena Madureira (86), Tarauacá (64) e Feijó (55).

LEIA TAMBÉM: Caixa divulga calendário oficial do Bolsa Família para o mês de junho

Também aparecem entre os municípios com mais famílias que deixaram o Bolsa Família Senador Guiomard (48), Brasiléia (39), Manoel Urbano (35), Epitaciolândia (34) e Xapuri (32).

As famílias desligadas tiveram a renda elevada acima do limite estabelecido pela Regra de Proteção do programa ou concluíram o período permitido para permanência nessa modalidade. O cenário é apontado pelo Governo Federal como um indicativo de melhora nas condições financeiras desses lares.

Em todo o país, mais de 5,1 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família desde a retomada do programa em 2023 em razão do aumento da renda familiar. No Acre, os números refletem uma tendência observada nacionalmente, com milhares de famílias conquistando maior autonomia financeira e deixando de depender do benefício social.

Com informações de Secretaria de Comunicação Social. 

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.