ContilNet Notícias
Destaque 2

Ricco deixa transporte coletivo de Rio Branco na próxima semana

Por Matheus Mello, ContilNet 25/06/2026 às 09:45
Justiça do Trabalho endureceu as medidas contra a Ricco no âmbito de uma ação civil pública que tramita na Vara do Trabalho de Cruzeiro

Empresa que atua em Porto Velho já teria se cadastrado para participar do processo de contratação emergencial. — Foto: Reprodução — Foto: Reprodução

A empresa Ricco Transportes deixará de operar o transporte coletivo de Rio Branco no próximo dia 4 de julho. A informação foi comentada nesta quinta-feira (25) pelo vereador Samir Bestene (PP), que demonstrou preocupação com a transição para a nova empresa que deverá assumir o serviço em caráter emergencial.

Segundo o parlamentar, uma empresa que atua em Porto Velho já teria se cadastrado para participar do processo de contratação emergencial. Ele afirmou que a Câmara Municipal acompanhará de perto a mudança para evitar prejuízos à população.

“A Ricco já está deixando de prestar o serviço na nossa cidade. Uma nova empresa já se cadastrou de forma emergencial, inclusive uma empresa que presta serviço em Porto Velho. Cabe a esta Casa ficar atenta a esse período de transição, saber a qualidade dos ônibus, o quantitativo que vai chegar na nossa cidade e como essa empresa vai se instalar em Rio Branco”, declarou.

A principal preocupação, segundo Samir, é a situação dos trabalhadores do sistema de transporte coletivo. De acordo com o vereador, um levantamento aponta que a Ricco possui cerca de R$ 10 milhões em débitos trabalhistas relacionados a FGTS, salários, décimo terceiro e férias proporcionais.

O parlamentar defende que os valores que a Prefeitura ainda precisa repassar à empresa sejam utilizados prioritariamente para quitar os direitos dos funcionários.

Ricco deixa transporte coletivo de Rio Branco na próxima semana

Samir destacou que mais de 500 trabalhadores dependem da regularização desses pagamentos. — Foto: ContilNet

“Nós sabemos que existem débitos trabalhistas de recolhimento de FGTS, saldo de salário, décimo terceiro proporcional e férias proporcionais. O levantamento aponta que a Prefeitura ainda teria que repassar entre R$ 13 milhões e R$ 15 milhões à Ricco. Esse recurso pode garantir o pagamento desses trabalhadores”, afirmou.

Samir destacou que mais de 500 trabalhadores dependem da regularização desses pagamentos.

“O último levantamento aponta uma dívida em torno de R$ 10 milhões. Então esse subsídio pode cobrir esse débito para garantir os direitos trabalhistas desses trabalhadores do transporte, que já vêm sofrendo há bastante tempo com a situação do sistema”, acrescentou.

Além da situação dos funcionários, o vereador afirmou que a Câmara fiscalizará a qualidade da nova frota que deverá entrar em circulação na capital.

“Os 21 vereadores estarão atentos aos novos ônibus que vão chegar. O próprio prefeito Alysson Bestene já se pronunciou dizendo que está preocupado com a idade dos veículos, além de itens como ar-condicionado e Wi-Fi. É importante que essa nova empresa comece de forma correta para prestar um bom serviço à população”, disse.

A transição ocorre em meio a cobranças feitas pela própria Ricco à Prefeitura de Rio Branco. Em ofício encaminhado ao prefeito Alysson Bestene e ao superintendente da RBTrans, Marcos Coutinho, a empresa afirmou que ainda não recebeu informações oficiais sobre como será realizada a substituição da concessionária.

No documento, a empresa informou que o contrato será encerrado em 3 de julho e alertou para o risco de interrupções no serviço caso não haja definição sobre a continuidade da operação. A concessionária também destacou que tem buscado esclarecimentos junto ao município para garantir uma transição organizada e evitar impactos aos usuários do transporte coletivo.

VÍDEO:

Sair da versão mobile