EXCLUSIVO: Sula pede demissão do Deracre; confira os detalhes

No ofício encaminhado à governadora, Sula afirma que havia se desincompatibilizado da presidência do Deracre

Por Matheus Mello, ContilNet 30/06/2026 às 16:37
Mailza e Sula — Foto: Reprodução

A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, pediu exoneração do cargo e, em documento obtido com exclusividade pelo ContilNet, atribui a decisão ao descumprimento de compromissos assumidos pelo governo.

No ofício encaminhado à governadora, Sula afirma que havia se desincompatibilizado da presidência do Deracre para disputar uma vaga de deputada estadual nas eleições deste ano, em um projeto alinhado ao governo. Segundo ela, no entanto, retornou ao comando da autarquia a pedido do Executivo, abrindo mão tanto da candidatura quanto da possibilidade de integrar uma chapa como suplente ao Senado.

De acordo com o documento, a decisão foi tomada “em gesto de lealdade institucional e compromisso com a continuidade das ações estratégicas do Deracre”, especialmente a execução de obras públicas e da Operação Verão.

Sula afirma, porém, que seu retorno ocorreu sob a garantia de que seriam asseguradas as condições administrativas, orçamentárias e operacionais necessárias para o funcionamento da autarquia. Segundo ela, isso não ocorreu.

“Após o retorno, todavia, verificou-se que compromissos anteriormente assumidos não foram mantidos, e que as condições de trabalho necessárias ao adequado desempenho das atividades do Deracre não foram asseguradas”, diz um trecho do documento.

No ofício, a presidente também afirma que o cenário político e administrativo mudou desde sua volta ao cargo.

“Registra-se, ainda, que o cenário político-administrativo que justificou seu retorno ao cargo sofreu alterações relevantes, não se mostrando mais presentes as mesmas condições institucionais que fundamentaram a decisão de reassumir a Presidência do DERACRE, passando-se a sensação de que o Governo do Estado do Acre já não é mais o mesmo”, escreveu.

Ao justificar a saída, Sula afirma que a decisão foi tomada por razões “pessoais, políticas e administrativas” e diz que não há mais condições para permanecer à frente da autarquia.

Além da saída de Sula, o ContilNet apurou que o diretor administrativo e financeiro do Deracre, Roberto Assaf, também deixará o órgão. Assaf chegou a assumir a presidência da autarquia durante o período em que Sula esteve desincompatibilizada para disputar as eleições.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.