Homem confessa ter empurrado ex-companheira de penhasco; veja o caso

Suspeito alegou vingança após discussão e fugiu sem prestar socorro

Por Redação ContilNet 27/05/2026 às 09:40
Homem suspeito de jogar ex-mulher de penhasco em MG grava vídeo confessando crime. — Foto: Redes sociais

Um crime de extrema violência e contornos dramáticos abalou a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um homem identificado como Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos, confessou formalmente ter empurrado a sua ex-companheira, Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41 anos, do alto de um penhasco localizado na área de preservação da Serra do Rola-Moça.

O caso ganhou repercussão nacional devido às circunstâncias impressionantes da sobrevivência da vítima, que passou dias caída na vegetação de difícil acesso antes de ser localizada pelas equipes de salvamento.

A Motivação: Em depoimento gravado em vídeo, o suspeito afirmou às autoridades policiais que cometeu o ataque por um sentimento de vingança, motivado por uma forte discussão conjugal que o casal teve no último sábado (23).

Dinâmica do ataque e fuga do agressor

Os bastidores do depoimento e os detalhes sobre a apuração do caso foram compartilhados e divulgados pelo jornalista Luiz Bacci. De acordo com o relatório jornalístico publicado no portal de coberturas policiais baccinoticias.com.br, Silvanildo traçou uma emboscada ao buscar a mulher no ambiente de trabalho sob o pretexto de conversarem.

Conforme os dados apurados e publicados por Luiz Bacci, o agressor conduziu a vítima em um veículo até as imediações da região do Jardim Canadá, um ponto isolado e cercado por abismos na serra.

  • O ato: No local, durante um novo desentendimento, ele empurrou Ana Cláudia diretamente no desfiladeiro. “Levei até o Jardim Canadá e empurrei do penhasco”, admitiu o agressor no vídeo divulgado por Luiz Bacci.

  • A fuga: O homem relatou que chegou a retornar à borda do penhasco momentos depois para tentar observar a queda, mas alegou que não conseguiu visualizar o corpo devido à profundidade. Na sequência, ele retornou para sua residência, tomou banho e iniciou um plano de fuga do estado. O investigado revelou ainda que portava um canivete no bolso, mas sustentou a tese de que agiu por impulso.

Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza foi encontrada com vida em um penhasco do Parque do Rola-Moça — Foto: PMMG e CBMG

Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza foi encontrada com vida em um penhasco do Parque do Rola-Moça — Foto: PMMG e CBMG

Infográfico mostra local onde mulher foi encontrada com vida em penhasco após ser dada como desaparecida em Belo Horizonte — Foto: Arte/g1

Infográfico mostra local onde mulher foi encontrada com vida em penhasco após ser dada como desaparecida em Belo Horizonte — Foto: Arte/g1

Prisão e o resgate milagroso dos bombeiros

A fuga de Silvanildo terminou no Norte de Minas Gerais, onde as forças de segurança interceptaram o veículo e efetuaram sua prisão em flagrante no município de Várzea da Palma. O mandado de detenção ocorreu poucas horas antes de uma reviravolta milagrosa acontecer no local do crime.

Nesta terça-feira (26), após intensas buscas em áreas de mata fechada e paredões de rocha, os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) conseguiram encontrar Ana Cláudia viva. A mulher foi içada do penhasco, recebeu os primeiros atendimentos médicos de urgência e foi encaminhada de helicóptero para uma unidade hospitalar da região. O quadro de saúde da vítima é monitorado, enquanto o ex-companheiro responderá na Justiça por tentativa de feminicídio.

FAQ

Onde aconteceu o crime contra a mulher jogada no penhasco?

O crime foi cometido na região do Jardim Canadá, localizada na Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Como a vítima conseguiu sobreviver na Serra do Rola-Moça?

Apesar da gravidade da queda de grande altura, Ana Cláudia Rodrigues resistiu aos ferimentos e ao isolamento por cerca de três dias até ser localizada e resgatada viva pelo Corpo de Bombeiros.

O que aconteceu com o suspeito Silvanildo Amâncio de Araújo?

Após confessar o crime em vídeo, ele foi preso pelas polícias Civil e Militar na cidade de Várzea da Palma (MG) e foi autuado pelas autoridades por tentativa de feminicídio.

Acompanhe as atualizações sobre o estado de saúde da vítima e os desdobramentos do inquérito policial em nossa editoria de segurança pública.

Conteúdo Original / Fonte: Redação, ContilNet

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.