O Google liberou nesta quarta-feira (13) uma segunda prévia do seu no sistema operacional com a inclusão de atalhos na tela inicial, um recurso similar ao 3D Touch do iPhone 6S –lançado em setembro de 2015. A versão do chamado “Android N” está disponível exclusivamente para desenvolvedores.
A novidade possibilita a inserção de atalhos na tela inicial para ajudar os usuários a executar ações com mais rapidez. Será possível selecionar funções específicas de um aplicativo, por exemplo, antes mesmo de abri-lo. Isso inclui o envio de mensagens, a navegação para um determinado local ou a exibição do episódio de um seriado.
O Android N traz também um novo design para os emojis de pessoas, se afastando da aparência abstrata e valorizando uma aparência mais humana.
O Google promete ainda que a nova versão do sistema operacional tenha um melhor desempenho a partir do recurso Vulkan, que atua diretamente nos gráficos 3D e fornece aos desenvolvedores um controle mais detalhado e direto sobre os processamentos.
Como apresentado na primeira prévia, o Android N contará ainda com suporte a multi-janelas, economizador de dados e a respostas direto na tela de notificação.
