continua subindo
O nível do rio Acre não para de subir em Rio Branco e aumenta a cada dia o número de pessoas atingidas pela maior cheia da história da capital acreana. De acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil, às 10 horas desta quarta (4), o rio chegou à marca de 18,36 metros, 4,36 metros acima da cota de transbordamento.

O relatório divulgado pela assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, Andreia Oliveira, diz que a maior enchente da história da capital já atingiu 53 bairros, 27.713 edificações e cerca de 87 mil pessoas.
Nos 20 abrigos montados, mais 2,2 mil famílias já foram abrigadas, totalizando 7.768 pessoas.
Além das residências, escolas e prédios públicos, a cheia também atingiu a região rural, onde 32 áreas com produção agrícola estão comprometidas. Ao todo, 4,5 mil hectares foram alagados.

Abastecimento de água é prejudicado
Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça, o governador Tião Viana não escondia a preocupação com a captação e tratamento de água na capital caso o rio continuasse a subir. A partir de 18,20 metros de cheia do Rio Acre, o Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto (Depasa) considera que haverá uma redução significativa na capacidade de funcionamento da Estação Tratamento de Água (ETA-2).
“Essa é nossa maior preocupação atualmente: manter o abastecimento de água da capital em pleno funcionamento”, reforçou o governante.
