A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), realiza na manhã desta quinta-feira (30), sessão solene em alusão aos dez anos da rede federal, em nome do Instituto Federal do Acre (Ifac). Estiveram presentes no salão Marina Silva, servidores públicos e diversos alunos da instituição.
Rosana Cavalcante, primeira reitora eleita pelo Ifac em 2015, disse que esse momento de reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa do Acre, é de suma importância.
“São momentos como este que percebemos que o nosso trabalho vem sendo cada vez mais reconhecido pela sociedade acreana. Que estes sejam apenas os primeiros 10 anos da Rede Federal de muitos que ainda estão por vir, pois a educação é e sempre será a melhor opção. Que o Ifac, juntamente com toda a Rede Federal possa contribuir cada vez mais para esperança e uma educação de excelência e inclusiva”, afirmou a reitora.

O deputado Jonas Lima (PT), que preside a sessão, destacou que esse trabalho do Ifac é de grande importância para o desenvolvimento do estado. “Todos os professores estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo Ifac. Saibam que todos os parlamentares aprovaram o requerimento para a realização dessa sessão. Eu fico feliz quando chego no interior de estádio e vejo alunos de vários ramais se profissionalizando a,través desses cursos técnicos. Rosana, você está de parabéns”, ressaltou Lima.
O reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino Leite, esteve presente na sessão solene representando os demais institutos do Brasil. Segundo ele, eventos como esses reforçam a importância da educação profissional dos institutos federais pelos representantes estaduais e federais do Estado. “Passamos por um momento aonde os institutos federais são considerados uma das maiores políticas públicas do país, porém, devido a crise, esses institutos estão em risco. Por isso, estamos aqui para destacar a importância e os trabalhos que são desenvolvidos “, declarou Tiburtino.
História do Ifac
O Instituto Federal do Acre (Ifac) foi criado em 2010 juntamente com os demais institutos do país. O Ifac tem seis campos espalhados pelo Estado: dois em Rio Branco, um em Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
O órgão atende 6.794 alunos espalhados pelo estado, estudando desde o ensino médio até o nível superior. O Ifac durante esses oito anos, já formou 2.621 alunos.
