O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que o governo deve estender a rodada de pagamentos do auxĂlio emergencial aos mais vulneráveis por mais “dois ou trĂŞs meses”, com a expectativa de ganhar tempo para o avanço da vacinação contra a Covid-19.
“Possivelmente vamos estender agora o auxĂlio emergencial, mais dois ou trĂŞs meses, porque a pandemia está aĂ”, afirmou Guedes em participação remota em um evento promovido pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços.
“Os governadores estão dizendo que em dois ou três meses a população brasileira adulta vai estar toda vacinada, então nós vamos renovar por dois ou três meses.”
Segundo o ministro, ao fim do pagamento das parcelas do auxĂlio o governo implementará um novo Bolsa FamĂlia, já reformulado.
O governo reeditou em abril o pagamento do auxĂlio emergencial, com a previsĂŁo inicial de pagamento de quatro parcelas de 250 reais. Na segunda-feira a Reuters já havia informado a intenção do governo de estender o auxĂlio por mais dois meses, atĂ© setembro deste ano. A medida será custeada por um crĂ©dito extraordinário de 12 bilhões de reais a ser enviado ao Congresso e outros 7 bilhões de reais que já estĂŁo disponĂveis no orçamento autorizado para o programa.
“Logo depois, entra, entĂŁo, o Bolsa FamĂlia, o novo Bolsa FamĂlia, já reforçado. EntĂŁo eu diria que o Brasil está encontrando seu caminho”, defendeu, em alusĂŁo ao duplo compromisso do governo com a saĂşde da população e com o lado fiscal.

