Anvisa confirma novo caso de ‘superfungo’ e faz alerta

Por TERRA 13/01/2022 Ă s 17:10
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A AgĂŞncia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou um novo surto do “superfungo” Candida auris no Brasil, em um hospital da rede pĂşblica de Recife (PE). A primeira infecção foi confirmada na terça-feira, 11, pelo LaboratĂłrio Central de SaĂşde PĂşblica Prof. Gonçalo Moniz (Lacen/BA). Mais um caso suspeito Ă© investigado. O fungo representa uma “sĂ©ria ameaça Ă  saĂşde pĂşblica”, de acordo com o ĂłrgĂŁo regulador.

Apesar de haver sĂł um caso confirmado e outro em análise, a Anvisa destaca que pode-se considerar que há um surto. Isso porque essa definição epidemiolĂłgica “abrange nĂŁo apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas tambĂ©m o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um paĂ­s ou atĂ© de um serviço de saĂşde”.

A agĂŞncia tambĂ©m pontua que há “dificuldade de identificação oportuna pelos mĂ©todos laboratoriais rotineiros”, o que potencializa surtos.

A Anvisa destaca que o C. Auris Ă© uma “sĂ©rie ameaça” Ă  saĂşde pĂşblica brasileira, uma vez que apresenta multirresistĂŞncia a medicamentos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. “Estudos apontam que, atĂ© 90% dos isolados de Candida auris sĂŁo resistentes ao fluconazol, anfotericina B ou equinocandinas”, destacou, em alerta. A resistĂŞncia se estende tambĂ©m a desinfetantes, podendo permanecer viável por longos perĂ­odos no ambiente (semanas ou meses).

Além disso, pode ser fatal, principalmente a pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades, quando causa infecção de corrente sanguínea ou outras infecções invasivas.

Outros dois surtos do fungo já deixaram o País em alerta, em 2020 e 2021. Ambos na Bahia. No primeiro surto, houve 15 casos confirmados e duas mortes.

Em 3 de janeiro deste ano, a Anvisa recebeu notificações referentes a dois casos possíveis de Candida auris em pacientes internados no hospital de Recife. Um homem de 67 anos, e uma mulher de 70 anos.

Ações de prevenção e controle

A Anvisa destacou que desde a identificação do caso suspeito, o hospital recifense estabeleceu as medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.

A Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco (CECIH-PE) presta orientações para implementação de um plano de ação para prevenir a disseminação de microrganismos, e monitora o surto, apoiando as ações de prevenção e controle.

Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal e o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao SUS (EPISUS) conduzem a investigação epidemiológica desse evento. Já os Lacens de Pernambuco e da Bahia apoiam as análises das amostras enviadas pelo laboratório do hospital.

LaboratĂłrios

A agência recomendou que laboratórios de microbiologia intensifiquem a vigilância para identificação de Candida auris. Diante de qualquer caso suspeito ou confirmado, orienta informar imediatamente a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do serviço e proceder com o encaminhamento das amostras ao Lacen.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂşdo de qualidade gratuitamente.