Presidente em exercĂcio do Sindicato dos Trabalhadores em SaĂșde do Estado do Acre (SINTESAC), Jean LĂșnier, vem a pĂșblico mais uma vez repudiar a falta dos pagamentos do auxĂlio temporĂĄrio de R$ 420,00 e a dobra de insalubridade dos servidores da saĂșde. LĂșnier relembra sobre o compromisso do governo que faria o pagamento atĂ© o dia 05 deste mĂȘs e atĂ© o momento sĂł promessas.
Foi publicado no DiĂĄrio Oficial do Estado o Decreto N 7.363, de 26 de novembro de 2020 que prorrogou por mais 30 (trinta) dias a vigĂȘncia do auxĂlio temporĂĄrio de EmergĂȘncia em SaĂșde, instituĂda pela Lei NÂș 3,631, de 26 de maio de 2020. E jĂĄ se completam dois meses, outubro e novembro que os trabalhadores da saĂșde nĂŁo recebem o auxĂlio.
LĂșnier tambĂ©m alerta sobre a revolta dos servidores da saĂșde. âA pandemia nĂŁo acabou, os relatĂłrios mostram um grande crescimento de infecção por COVID-19, os trabalhadores nĂŁo podem ficar desamparados, principalmente os que lutam na linha de frenteâ, disse LĂșnier.
Sobre o AuxĂlio temporĂĄrio
O pagamento Ă© feito a servidores da Secretaria de Estado de SaĂșde contemplados pela Lei nÂș 3.627, 12 de maio de 2020, implementado a partir da aprovação, no final de maio, um projeto de lei de autoria do prĂłprio Executivo. Aqueles que estejam recebendo Adicional de Insalubridade em valor inferior ao AuxĂlio TemporĂĄrio de EmergĂȘncia em SaĂșde (ATS) e aos servidores ativos da ĂĄrea da saĂșde pĂșblica que nĂŁo haviam sido contemplados pela lei, mas que se expĂ”em aos efeitos da Covid, lotados nas unidades de saĂșde e em atividade nos setores de lavanderia, cozinha, recepção, serviços gerais, manutenção, entre outros. A inclusĂŁo de novos servidores foi feita a partir da publicação da Lei nÂș 3.631, de 26 de maio deste ano.
Assista ao vĂdeo e veja o que fala o presidente do SINTESAC.

