A polĂcia boliviana investiga a morte do estudante brasileiro Igor Rafael Oliveira Souza, de 32 anos, ocorrida na Ășltima terça-feira (26), em Santa Cruz de La Sierra, a cerca de 550 km de La Paz. Segundo familiares, o jovem morreu por asfixia apĂłs ser contido por seguranças de uma escola alemĂŁ da regiĂŁo.
Natural de AnĂĄpolis (GO), Igor morava na BolĂvia desde 2015 e cursava o Ășltimo perĂodo de medicina. A famĂlia relatou que ele enfrentava depressĂŁo, solidĂŁo e havia começado a usar drogas, o que teria desencadeado um surto psicĂłtico. Durante o episĂłdio, ele teria procurado ajuda nas ruas, acreditando estar sendo perseguido.
CĂąmeras de segurança registraram Igor entrando de forma desorientada em uma papelaria no bairro Equipetrol. FuncionĂĄrios chamaram os seguranças da escola prĂłxima, que tentaram contĂȘ-lo. Minutos depois, ele foi visto caĂdo na calçada, jĂĄ sem vida, e a ambulĂąncia chegou ao local constatando o Ăłbito.
O MinistĂ©rio das RelaçÔes Exteriores (MRE) acompanha o caso por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra e oferece assistĂȘncia consular Ă famĂlia. A mĂŁe do estudante, Neidimar Oliveira Souza, abriu uma vaquinha para custear o translado do corpo para o Brasil, estimado em R$ 26 mil, e para despesas com advogado para que os responsĂĄveis nĂŁo fiquem impunes. AtĂ© o momento, mais de R$ 28 mil foram arrecadados.
A situação gerou grande repercussão, reforçando a importùncia do acompanhamento de casos envolvendo brasileiros no exterior e da prestação de apoio por parte do governo e de familiares.



