24 de abril de 2024

Alpinista indiano morre no Everest; 2 estão desaparecidos

everestUm alpinista indiano morreu durante a descida do monte Everest e dois colegas da vítima estão desaparecidos, anunciou nesta segunda-feira (23) a agência que organizou a expedição.

O indiano é a quinta vítima fatal de 2016 durante expedições no Himalaia.

Ele havia alcançado no sábado o topo da maior montanha do planeta, de 8.849 metros, mas perdeu a consciência durante a descida do escalão Hillary, uma passagem vertical de gelo, e morreu no domingo.

O alpinista integrava um grupo de quatro indianos que perderam o contato com a agência no sábado à tarde, informou Loben Sherpa, da empresa Trekking Camp Nepal.

Os funcionários da agência conseguiram manter contato com ele e outro integrante da expedição, Sunita Hazra, no domingo, para ajudá-los a chegar ao Campo 3. Mas o paradeiro dos outros dois alpinistas ainda é desconhecido.

“Morreu quando os guias o transportavam”, disse Loben Sherpa à AFP. “Enviamos um helicóptero para transportar Sunita. Não temos nenhuma notícia dos outros dois”.

Outras mortes
Mais de 350 alpinistas, 140 deles estrangeiros, conseguiram alcançar neste ano o topo da maior montanha do planeta, após dois anos marcados por catástrofes mortais.

Mas, nos últimos dias, quatro alpinistas morreram no Himalaia.

Um holandês e uma australiana morreram durante a descida na semana passada.

Um guia nepalês morreu na quinta-feira passada depois de escorregar e cair de 2.200 metros no monte Lhotse, a quarta maior montanha do mundo.

Outro alpinista indiano morreu depois de ficar doente durante a descida do monte Dhaulagiri.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost