24 de abril de 2024

Prefeitos pedem que Deracre reveja critérios para recuperação de ramais após contingenciamento

.

Cristovan afirmou que os critérios escolhidos foram técnicos e não levaram em consideração cores partidárias / Foto: CONTILNET

 

A maioria dos prefeitos pediram na manhã de desta segunda-feira (17), na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), que o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Acre (Deracre) reveja os critérios para recuperação de ramais após o contingenciamento anunciado pelo Governo Federal.

A reunião de bancada foi convocada pelo coordenador senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e contou com as presenças dos deputados federais Alan Rick (PRB), César Messias (PSB) e Léo de Brito (PT), além do senador Gladson Cameli (PP-AC).
Léo de Brito destacou que nesse momento a união da bancada acreana é fundamental para a liberação dos recursos. Na mesma linha, o deputado federal Cesar Messias falou, destacando que “quando é para deliberar sobre os recursos federais para o estado, toda a bancada se une”, disse Messias.

Para o senador Gladson Cameli, é fundamental que os municípios com maior malha de estradas vicinais sejam contemplados com a recuperação de ramais para atender ao homem do campo que precisa escoar os seus produtos.

“Uma vez que o DNIT assumiu a manutenção das rodovias federais, o Deracre tem a obrigação de atender bem ao homem do campo. Vamos trabalhar intensamente pela liberação desses recursos agora, no verão, e o estado precisa entrar com contrapartida para ampliar os serviços a quem mais precisa”, disse Cameli.

O diretor presidente do Deracre, Cristovan Pontes, disse que as malhas maiores foram priorizadas nos critérios definidos com a bancada federal. Rio Branco e Cruzeiro do Sul receberão os maiores investimentos, em seguida, viriam as cidades de médio e pequeno porte.

“Tem cidades de pequeno porte com cultura agrícola grande que será beneficiada, assim como cidades de médio porte que receberão maior atenção pela extensão da malha viária. Os critérios foram técnicos e atendem a todos sem distinção de cor partidária”, garantiu Cristovan.

Após a sua explanação, Cristovan teve que responder a vários questionamentos dos prefeitos. Mazinho Serafim, de Sena Madureira, por exemplo, pediu mais transparência nas prioridades, ele questionou números de sua cidade relacionados a Brasileia.

“Nós temos em Sena Madureira o maior número de famílias rurais, no entanto, de acordo com a planilha do Deracre, seremos beneficiados com uma quilometragem menor. Que critério é esse?”, questionou o prefeito de Sena Madureira.

A maioria dos prefeitos seguiu a mesma linha de Mazinho Serafim. O prefeito de Capixaba, José Augusto, pediu que os municípios com produção fossem priorizados. “Temos assentamentos do Incra em nossa região, precisamos de uma atenção maior”, afirmou Augusto.

Cristovan garantiu que vai elaborar projetos para recuperação além dos recursos já garantidos. O presidente conta com a força da bancada na liberação até o final do ano de mais recursos do montante que foi contingenciado. Dos R$ 154 milhões programados de emenda de bancada, restaram apenas R$ 81 milhões.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost