Rio Branco, Acre,


Metade das casas no Brasil não tem acesso à internet, diz pesquisa

Um déficit que não está ligado exclusivamente à questão de renda, mas também à falta de infraestrutura para acesso às bandas largas.

netlaresApenas 50% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet em 2014, segundo a 10ª edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada na manhã desta terça-feira (15) pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). O dado aponta um déficit de conectividade para 32,3 milhões de lares do país, que está ligado à classe social e à área de residência.

Na classe A, como aponta o estudo, a proporção de domicílios com conexão é de 98%. O índice cai para 82%, na classe B, e para 48%, na classe C. O resultado é ainda menor nas classes D e E. A internet está presente em apenas 14% dos lares dessas famílias.

PUBLICIDADE

Um déficit que não está ligado exclusivamente à questão de renda, mas também à falta de infraestrutura para acesso às bandas largas. Considerando as áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à internet é de 54%, enquanto nas áreas rurais é de 22%.

Chamada TIC Domicílios 2014, a pesquisa foi realizada em mais de 19 mil domicílios do país, entre outubro de 2014 e março de 2015, e tem o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação dos brasileiros, o acesso individual a computadores e à internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

E o celular?

“A série histórica da TIC Domicílios tem mostrado a permanência da desigualdade no acesso”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. Segundo ele, nem mesmo o “crescimento da internet móvel” ajudou o Brasil a superar por completo o desafio da universalização do acesso à internet.

Como explicou o Cetic.br, em 2014, as conexões residenciais realizadas por telefone celular foram incorporadas ao conceito de acesso domiciliar à internet, conforme recomendação internacional. A mudança ajudou no crescimento de sete pontos percentuais no indicador geral — no ano interior, apenas 43% dos lares brasileiros tinham acesso à rede.

Ao todo, 47% dos brasileiros com 10 anos ou mais usaram internet pelo smartphone em 2014 –o que representa, em números absolutos, 81,5 milhões de pessoas. O índice mais do que triplicou nos últimos três anos: em 2011, essa proporção era de 15%.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up