22 de abril de 2024

“Quem garante que em segundo turno a bispa não apoiará o PT?”, questiona colunista

Os times estão formados

eliaenmarcuscapa-300x160As duas chapas que concorrerão com reais chances de vitória ao pleito municipal de Rio Branco estão definitivamente formadas. A Frente Popular terá o prefeito Marcus Alexandre (PT), que concorre à reeleição, tendo ao seu lado como vice a professora da Ufac, ex-tucana Socorro Neri (PSB). Do outro lado, reunindo a grande maioria dos partidos de oposição está a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que tem como vice o ex-vereador Alysson Bestene (PP).

Implosão da aliança PR e PSDB

O PSDB e PR, que tinham se unido para lançar o vereador Raimundo Vaz como candidato a vice da chapa, prometem realizar suas convenções até esta próxima quinta-feira (4). Contudo, uma articulação forte ainda está sendo feita pelo deputado federal Flaviano Melo, o senador Sérgio Petecão e o ex-deputado Marcio Bittar (PSDB) para levar os tucanos para apoiar Eliane.

Ele não quer ficar isolado

O deputado Major Rocha (PSDB) sabe que uma aliança com o PR da ex-deputada Antônia Lúcia o deixará isolado dos demais partidos da oposição nas próximas eleições. Se pensar em ser candidato a algum cargo, seja majoritário ou a própria reeleição a deputado federal, Rocha — que vem tendo uma atuante participação na Câmara dos Deputados — pode fechar o cerco para futuras alianças políticas.

A serviço do PT

Com as ligações com secretários municipais e aliados políticos em cargos na administração do prefeito Marcus Alexandre (PT), Raimundo Vaz dificilmente será reconhecido nos debates durante a eleição como o candidato que veio para tentar atrapalhar as eleições e fazer o jogo do PT.

Currículo de 2014

O que todos da oposição não esquecem é que Antônia Lúcia foi candidata à reeleição para a Câmara Federal, mas não sendo reeleita decidiu apoiar o governador Tião Viana (PT) no segundo turno, que agora é o principal adversário da aliança que compôs durante a eleição de 2014. Quem garante que no eventual segundo turno a ex-deputada repetirá a mesma atuação, apoiando o PT?

Quase 100% da oposição

A convenção que homologou a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) como candidata a prefeita de Rio Branco reuniu um público superior às últimas convenções municipais realizadas pela oposição na Capital. A parlamentar estadual conseguiu reunir em seu palanque os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP), além do ex-prefeito de Acrelândia, TiãoBocalom (DEM), bem como os parlamentares do seu partido a nível federal e aliados do parlamento estadual.

Emocionada

Sinhasique, ao ver todas as lideranças da oposição ao seu lado segurando a sua mão, se emocionou muito. Quando o seu jingle de campanha começou a tocar os militantes vibravam gritando seu nome. Eliane agradeceu a todos os integrantes da oposição que se uniram em torno de sua candidatura e fez questão de nominar cada liderança.

Partido que mostrou ter militância

O senador Sérgio Petecão (PSD) e sua esposa, a primeira-suplente de deputada federal Marfisa Galvão (PSD), reuniram uma militância forte juntamente com os candidatos a vereador da sigla. Petecão disse que a família do PSD entra na campanha de Eliane de corpo e alma. Os militantes tomaram de conta dos espaços na convenção.

Vereadores mais fortes na disputa

A vereadora Lene Petecão (PSD), irmã do senador, foi a candidata que mais levou militantes para a convenção de Sinhasique. As bandeiras apresentando seu nome eram as mais visíveis na convenção, o que surpreendeu a muitos concorrentes da coligação que não levaram sequer meia dúzia de pessoas. Teve candidato que saiu recolhendo as quatro bandeiras que trouxe para o evento.

Marilete VitórinoReuniu quem queria

Em Tarauacá, a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD) não quer nem ouvir falar em aliança com o vereador Mirabor (PMDB). A ex-prefeita recebeu o apoio de muitos seguimentos da sociedade de seu município. Empresários que antes eram ligados à FPA e lideranças sindicais, associações e uma chapa forte de candidatos a vereador solidificaram sua candidatura que reúne quadros preparados para conduzir sua campanha.

Não é prioridade

Em Cruzeiro do Sul, o ex-deputado Henrique Afonso (PSDB) teve a certeza que não é prioridade como candidato a prefeito pelo PSDB. Os tucanos não abriram mão da candidatura da professora Branca, no Quinari, pelo apoio do PSD de Petecão segunda maior cidade do Estado. Com isso, ficaram seu Petecão no palanque tucano.

Manteve candidatura no Quinari

Mesmo Branca estando atrás nas pesquisas internas dos partidos de oposição. A direção do PSDB, comandada pelo deputado Rocha, disse não abrir mão da candidatura da professora em Senador Guiomard.

Não cumpriu acordo

Na verdade, o PSDB foi o único partido que não cumpriu acordo em nenhum município. As demais siglas de oposição é que respeitaram as lideranças tucanas nos municípios que se encontram em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost