20 de abril de 2024

Agentes penitenciários deixam folgas, férias e licenças para trabalharem de forma voluntária

Os agentes penitenciários do Acre que deveriam estar gozando de férias ou licença-prêmio estão trabalhando voluntariamente para contornar a crise nos presídios. “Hoje estamos com 100 agentes fazendo plantão voluntariamente para dar segurança aos familiares durante a visita semanal”, afirma José Janes Silva, presidente da Associação dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre.  “Lembrando que são plantões voluntários, sem remuneração”, destaca ele.

José Janes Silva, presidente da Associação dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre/Foto: reprodução

Janes lembra que o Estado possui 4 mil detentos em regime fechado e cerca de 1 mil agentes. Contudo, destes, pelo menos uma centena está trabalhando no setor administrativo e outra centena está afastada por questões de saúde.

“Atualmente temos apenas 20 agentes trabalhando em cada turno para cuidar de 1.500 detentos  aqui no Complexo Francisco Oliveira Conde”, afirma Janes, referindo-se ao maior presídio do Estado, localizado em Rio Branco.

Janes lembra que os agentes têm, entre suas atribuições,  fazer a revista de visitas e funcionários, bem como fazer a escolta de presos para as audiências nos fóruns, em atendimentos nas unidades de saúde e velórios. Na semana passada, durante uma onda de ataques contra ônibus na Capital, os agentes realizaram uma busca nas celas apreendendo celulares e facas improvisadas chamadas de estoques.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost