O prefeito Marcus Alexandre e a vice Socorro Neri reinauguraram nesta sexta- feira, 10, a Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus. Construída no primeiro distrito da capital no ano de 1949, a unidade educativa foi entregue à comunidade com espaços ampliados e revitalizados.
A reforma contemplou a troca de toda a cobertura e da rede elétrica, além da recuperação da rede hidráulica e de esgoto, adequação dos banheiros e cantina e da pintura completa do prédio, bem como drenagem do terreno e climatização das salas de aula. Além da área destinada à equipe administrativa reformada, o novo espaço conta agora com banheiros adaptados e escovódromo. O projeto primou pela manutenção dos elementos da arquitetura original como os ladrilhos hidráulicos produzidos no Acre pela cerâmica criada por Guiomard Santos. A decoração, jardinagem e paisagismo conferem vida nova a todo ambiente. Na área externa, o parquinho foi substituído e uma praça construída. No muro, a ilustração assinada por Júnior Grafiteiro retrata caricaturas e brincadeiras infantis, valoriza fauna e flora locais. Toda a obra foi executada com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco.
Para a diretora Adalvani Pinheiro, além de criar condições para melhor receptividade das crianças, o novo espaço possibilita melhor organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico. “A reforma era um sonho pra nós. Nos sentimos valorizadas. Estamos muito felizes e agradecemos o esforço do prefeito Marcus Alexandre e do secretário Márcio Batista”, completou a educadora.
“Hoje é um dia em que a gente comemora o compromisso que temos com a Educação Infantil. “. Hoje, entregar essa unidade revitalizada é uma grande alegria. Agradeço muito a todos que nos ajudaram para que esse sonho se realizasse”, destacou Marcus Alexandre.
Acompanhada pela filha Isabelly, de 6 anos e aluna da pré-escola Menino Jesus, Marlys Daiane falou da satisfação com o novo espaço entregue pela Prefeitura às crianças. “Está tudo lindo. O parquinho ficou lindo. A gente fica satisfeita e feliz de ver a escola ampliada e mais bonita”, disse.
Essa foi a segunda grande reforma da Escola Menino Jesus. A primeira foi em 1999, na gestão do então governador Jorge Viana, momento em que a escola completava 50 anos e teve o espaço físico ampliado e a história registrada em revista editada com apoio da equipe do Patrimônio Histórico do Estado.
O ato de reinauguração da Escola Menino Jesus também contou com a presença dos vereadores Juruna, Raimundo Neném, Lene Petecão, Eduardo Farias e Rodrigo Forneck. Estavam presentes ainda os deputados estaduais Eber Machado, Elzinha Mendonça e Daniel Zen, e os deputados federias Léo de Brito, Raimundo Angelim e Alan Rick, além de membros do Grupo Memórias do Acre.
Evento promove encontro de gerações
Além de autoridades, a reinauguração da Escola Menino Jesus reuniu equipe gestora, professores, ex-professores, alunos e pais de alunos. Fundadores e ex-alunos da escola foram homenageados. Entre os que receberam reconhecimento estavam Lauro Santos, neto do Governador do Governador do Território do Acre, Guiomard Santos, o senador Jorge Viana e o advogado Sálvio Montenegro, ex- alunos da Menino Jesus.
Aluno da primeira turma do então Jardim de Infância Menino Jesus, o advogado Sálvio Montenegro falou da emoção de visitar a escola em que estudou aos 6 anos de idade. “Para mim é o momento de uma agradável volta ao passado. Entre tantas recordações, as melhores lembranças são dos grandes amigos que encontrei aqui, pessoas como Edmilson Vilaroca, Isaurinha Saad Cunha, Napoleão Neves e tantos outros. Estou feliz e muito emocionado”, declarou Sálvio Montenegro ao apontar para a imagem dele quando menino na foto histórica da primeira turma da escola Menino Jesus.
O senador Jorge Viana destacou a importância de manter viva a memória da Menino Jesus, que é uma das mais tradicionais do Acre. “A escola foi inaugurada 10 anos antes de eu nascer, depois fui aluno aqui e, quando Governador, tive oportunidade de reformar o espaço e resgatar a história da escola. É uma alegria ver agora o trabalho feito pelo prefeito Marcus Alexandre de manter viva a história bonita de Rio Branco e do Acre”, completou o senador.
Sala de Memória conta história da Menino Jesus
O jardim de Infância Menino Jesus foi criado há quase setenta anos, em espaço cedido nas dependências do Colégio Acreano, onde funcionou até o meio do ano de 1949, quando a primeira turma passou a estudar na unidade construída pelo então Governador do Território do Acre, Guiomard Santos, durante a gestão da secretária de Educação, Maria Angélica de Castro.
Pela escola passaram milhares de meninos e meninas que mais tarde, cidadãos anônimos ou personalidades, passaram a fazer parte da história da escola e da cidade de Rio Branco. História que em 1999 foi contada em revista editada durante a gestão do Governador Jorge Viana e agora é recontada na Sala Memorial, onde foram instalados painéis com foto da primeira turma da unidade, equipamento para exibição do vídeo que relata a criação e transformação por qual passou o Jardim de Infância Menino Jesus. No Mosaico instalado em uma das paredes do Memorial o registro da transformação desde a criação do Jardim de Infância, há sessenta e oito anos até a atual Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus.
O resgate histórico para revitalização da Menino Jesus foi coordenado pelo historiador Marcus Vinicius, com apoio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), por meio da equipe do Patrimônio Histórico do Município, coordenada pelo presidente Sérgio de Carvalho.
Investimentos priorizam crescimento com qualidade
Atualmente, a rede municipal de educação de Rio Branco conta com 84 escolas e 24.087 alunos matriculados. A primeira infância está entre as prioridades. Nos últimos quatro anos foram construídos 8 centros de educação infantil, o que permitiu criar 4.400 novas vagas em creche e pré-escola. Com a inauguração de mais duas novas unidades nos próximos dias, a creche do Residencial Rosa Linda e a Jacamim, no São Francisco, serão 10 novos centros atendendo crianças de 2 a 5 anos. De acordo com o secretário de Educação Márcio Batista “o cuidado da gestão municipal com a primeira infância é muito mais do que investimento em estrutura. Além de ampliar e melhorar o espaço físico, primamos pela formação e valorização dos professores e gestores. A revitalização da Menino Jesus reflete esse cuidado e sinaliza novos tempos para Educação Infantil no Município.