19 de abril de 2024

Mostra de Cinema e Direitos Humanas em Rio Branco vai até domingo

Com contação de história e exibição de dois curtas-metragens – Depois Que Te Vi e De Que Lado Você Olha –, iniciou-se na noite de terça-feira, 9, na Filmoteca Acreana da Biblioteca Pública, a 11a Mostra de Cinema e Direitos Humanos. O evento, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e com parceria do governo do Estado, da Prefeitura de Rio Branco e do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDHEP), segue até dia 14 próximo.

A abertura da mostra foi realizada na Filmoteca Acreana (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Ao todo, serão 37 filmes em 22 sessões, sendo que quatro serão realizadas no Teatro Barracão, localizado no bairro Sobral. Outras duas novidades são a “Mostrinha”, que exibe filmes voltados ao público infanto-juvenil, e os filmes com audiodescrição, direcionados ao público com deficiência visual.

A representante do Instituto Cultura e Movimento e curadora da mostra, Janet Rockenbach, conta como são escolhidas as obras a serem exibidas. “Fazemos uma convocatória nacional, os artistas se inscrevem e, junto com outra curadora, fazemos um pré-corte entre 120 a 180 filmes. A partir disso, separamos mais ou menos 60 deles para, ao final, concluirmos com os 37”, explica.

Ela ainda informa que, nesta edição, o tema central é Gêneros: “É um tema que está em debate no momento, pois há muitos episódios de violência e intolerância mundo afora, por isso, achamos importante trazer essa pauta”.
Segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, ao longo das edições a mostra de cinema vem proporcionando debates sobre um conjunto de questões. “Nós precisamos usar todas as ferramentas possíveis para divulgar e defender os direitos humanos, utilizando todas as formas possíveis, sejam elas por meio de teatro, música e literatura, entre outros. É por isso que nós do governo apoiamos esse evento, que levanta a crítica e fomenta a discussão sobre assuntos importantes para a sociedade”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost