24 de abril de 2024

Candidato do PT, Marcus Alexandre participa do Fórum Acre 2050 na noite de terça-feira

O candidato ao Governo do Acre pela Frente Popular, Marcus Alexandre, participou nesta terça-feira (18), no auditório da FIEAC, do Fórum Acre 2050. Voltado a empresários, advogados, empreendedores, administradores, dirigentes públicos e privados, professores e universitários, o evento teve como tema central Desenvolvimento do Estado do Acre para as próximas três décadas.

Organizado no formato painel, o Fórum teve como mediador o jornalista Rogério Wenceslau. Além de Marcus Alexandre(FPA),  participaram os candidatos Gladson Cameli (PP), Coronel Ulisses (PSL), David Hall (Avante) e Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade). Cada candidato teve 20 minutos para apresentar seu Plano de Governo na área de Desenvolvimento Econômico. A ordem de apresentação foi definida por sorteio, no início do evento.

Após a apresentação de cada painelista, os candidatos responderam uma rodada com  duas perguntas enviadas pelo auditório previamente ao moderador. Cada candidato teve 2 minutos para responder e mais 1 minuto para as considerações finais.

Em sua fala Marcus Alexandre apresentou um panorama da economia nacional e estabeleceu a relação entre a realidade do país e o desenvolvimento do Estado. “Temos uma relação do PIB e de todas as atividades econômicas. As projeções não são animadoras. O Brasil ainda tem um grande ajuste fiscal a ser feito. Antes de prometer uma grande obra é preciso entender a realidade do país”, lembrou Marcus Alexandre.

Na análise da realidade local, o candidato da Frente Popular destacou o crescimento do PIB – o 4º maior crescimento do páis, crescimento dos empregos formais – com 60% dos empregos privados em 2016. O aumento do índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que saiu de 0,517 para 0,719, bem como o aumento da expectativa e vida e o crescimento o Ideb, acima da média da Região Norte, estando a capital do Acre entre as três capitais com melhor Ideb.

De acordo com o candidato, o maior desafio é  o déficit fiscal do Estado “a Previdência conta atualmente 33 mil ativos e 15 mil inativos”, disse.

Debate aconteceu na noite de terça/Foto: Ascom

Ao apresentar as propostas de seu Plano de Governo, Marcus Alexandre assumiu o compromisso de criar o Conselho de  Desenvolvimento, um ambiente de diálogo permanente e reestruturar a Sedens. “ O foco do nosso governo vai ser crédito e assistência técnica. Uma das prioridades é diminuir o passivo ambiental, reduzir burocracia”, anunciou Marcus Alexandre.

“No próximo dia 7 é o dia da grande decisão. Temos que avaliar quem está melhor preparado para governar o futuro do nosso Acre. Com todas as dificuldades que enfrentamos, grandes enchentes, alagações, crise econômica, conseguimos cumprir com os principais compromissos que assumimos com a população”, concluiu.

Ao final do evento, os candidatos receberam uma cópia do Plano de Desenvolvimento formatado pelo Acre 2050 como sugestão aos candidatos.

Realizado pela Rowd Eleitoral, Cultural & Filmes, o Fórum Acre 2050 foi organizado pelo  empresário Rodrigues Pires, embaixador do Fórum no primeiro biênio.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost