A XII Semana Acreana da Diversidade inicia nesta segunda-feira (24), com o tema “Seu voto vale a sua vida”, escolhido pela necessidade de conscientizar a população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT) da importância da representação que defenda os direitos humanos.
“O tema foi escolhido pela necessidade de conscientizar o público LGBT acreano, para que as pessoas não “brinquem de votar”, porque isso aumenta a descriminalização. O voto é uma ferramenta importante de luta”, afirmou Germano Marino, presidente do Fórum de ONGs LGBT do Acre.
Marino disse ainda que é preciso avançar no Legislativo. “Nós precisamos de pessoas que nos representem no Senado, na Câmara dos Deputados, e não só na Presidência da República. Precisamos votar com confiança para garantir nossos direitos”.
Encerrando a extensa programação acontece a Parada do Orgulho LGBT, no dia 30 de setembro com show nacional da Banda Mais Bonita da Cidade e a acreana Los Porongas, que completa 15 anos.
Confira a programação completa:
Abertura Oficial XII Semana Acreana da Diversidade
Lançamento Curta “Seu Voto Vale a Sua Vida!”
Produção: Saci Filmes
Entrega do Troféu Rogério Sábio da Paciência. Uma homenagem para todos os Aliados e Aliadas que ajudam no enfrentamento a LGBTFobia no Estado do Acre.
Horário: 19h.
Local: Filmoteca Acreana (Biblioteca Publica), Centro.
Copão da Diversidade
Dias 24, 26 e 28 de Setembro de 2018.
Torneio de Futsal Feminino de mulheres Lésbicas e Bissexuais.
Horário: 19h.
Local: Quadra da Juventude do Bairro Cidade Nova.
Realização: Associação de Mulheres Acreanas Revolucionárias (AMAR).
Dia 25/09 (Terça-Feira)
Palestra “Tutela Jurídica da Diversidade como Elemento do Estado de Direito”, proferida pelo Procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra.
Horário: Credenciamento às 13h – Inicio 14h.
Local: Auditório MPAC – Rua Marechal Deodoro, 472, Ipase, Anexo I.
Dia 26/09 (Quarta-Feira)
Coletiva Imprensa “O que é legal e o que não é legal na Parada do Orgulho LGBT do Acre”.
Horário: 10h.
Local: Secretaria de Segurança Publica do Estado do Acre (SESP).
SESC Aldeia Caiçuma das Artes de 2018, apresenta o Espetáculo,
“Agreste”
Às 19h – Teatro de Arena – Sesc Centro.
Grupo: Macaco Prego da Macaca – AC
Agreste de Newton Moreno é uma dramaturgia rica de elementos sensoriais, topográficos que conduz a uma poética reflexiva. O romance expõe preconceitos enraizados na sociedade contemporânea, a exemplo da discriminação contra a mulher ou o poder do preconceito manifestado pela igreja e pelo estado aos LGBTQLS.
Direção: Sandra Buh e Humberto Issao.
Duração: 60min.
Classificação: 16 anos.
Dia 26, 27 e 28 /09 (Quarta, Quinta e Sexta-Feira)
Apresentação da Peça “AS MALCRIADAS“, inspirado no texto “As Criadas”, de Jean Genet. Trás a tona um momento da vida das criadas drags Alícia Strass e Cosma La Guerta. Que com suas ambições, tentam a todo custo, tombar a renomada Madame, que vivem um momento de “fragilidade” e “sofrimento”.
Com atuação de Brenn Souza, Marcos Luanderson e Vitor Machado.
Direção de Sarah Jainy.
Na produção Chelton Luiz e Luck Aragão.
Iluminação: Magrão.
Horário: 19h.
Local: Casarão – Avenida Brasil, Centro.
Classificação: Maiores de 18 anos.
Dia 28/09 (Sexta-Feira)
Roda de conversa Teen “Protagonismo Juvenil na Construção do Futuro”, com a participação especial do Youtuber Dr. Maravilha, Médico Infectologista Dr. Marcos Vinicius Borges Tadeu, responsável pelo um canal de informação ao publico LGBT sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
A roda de conversa tem como objetivo aprofundar o conhecimento, espalhar informações e discutir tópicos relevante a comunidade LGBT em Rio Branco no estado do Acre, devido a adversidade de informação necessária para o conhecimento de sua própria identidade que encontramos em nossa região. A importância desse debate focado em jovens tem como razão a juventude ser uma fase de descobertas e autoconhecimento, então se ver necessário um compartilhamento de informação que ajudarão na formação do jovem na sociedade. Discutir também problemas pertinentes à juventude LGBT+ que encontramos em nossa região como no mercado de trabalho, saúde, direitos, tabus, família e outros.
Horário: 15h.
Local: Anfiteatro Garibaldi Brasil (UFAC)
Dia 29/09 (Sábado)
Amostra da Diversidade 2018
Sempre atentos à formação de uma sociedade mais justa e tolerante, a organização da XII Semana Acreana da Diversidade, vem ao longo desses anos, trazendo através da exibição de filmes e curtas, a sensibilização da população sobre o enfrentamento a discriminação que sofrem os LGBT acreanos.
Exibição: Hedwig – Rock, Amor e Traição (2001)
Drama/Filme cult – 1h 35m
Sinopse: Hansel mora em Berlim Ocidental e sonha em se tornar um astro do rock nos EUA. Ele conhece um belo americano que lhe promete amor, liberdade e a realização dos seus sonhos, mas para isso Hansel precisará fazer uma operação de mudança de sexo.
Direção: John Cameron Mitchell
Hora: 14h.
Local: Filmoteca Acreana. Biblioteca Pública do Acre (Centro).
Classificação: Maiores de 18 anos.
Festa “Pré Parada” – O seu esquenta da Parada Gay!
Hora: A partir das 23:00.
Local: Empório Paulista – R. Silvestre Coelho, 296 – Bosque.
Lembre, todos pagam meia entrada, R$ 20,00.
Dia 30/09 (Domingo)
XII Parada do Orgulho LGBT
Concentração UFAC centro
Horário: 15h.
Local: Avenida Getúlio Vargas.
Encerramento: Palácio Rio Branco, com apresentação de DJs, agitando e colorindo a manifestação.
Acompanhando a Programação do Dia 30, convidamos os participantes para o encerramento da programação do SESC Aldeia Caiçuma das Artes de 2018.
Às 20h – Avenida Brasil – Música – Show: A Banda Mais Bonita da Cidade (PR) e Los Porongas (AC) Grupo: Companhia Alexandre Américo – RN.