24.3 C
Rio Branco
22 setembro 2021 12:55 am

Mãe de paciente internado no Huerb com a perna quebrada propõe comprar material para cirurgia

POR SALOMÃO MATOS, DA CONTILNET

Última atualização em 16/10/2018 15:23

Caio Leandro, de 29 anos, quebrou a perna em um acidente de trânsito na última sexta-feira (12), e ainda aguardava, até a noite desta segunda (15), por uma cirurgia que não foi realizada devido à falta de médicos e equipamentos necessários ao procedimento. A mãe do rapaz, Lenilda Cavalcante, que não suporta mais ver o sofrimento do filho, fez um apelo ao governador Tião Viana, através da reportagem do portal, dizendo que compraria do próprio bolso o material cirúrgico.

Pacientes amargam a espera de atendimento; direção do Huerb nega falta de médicos/Foto: cedida

“Eu compro o que for necessário de material, mas o governador Tião Viana, se ele no mínimo tiver um pouco de honradez e sensibilidade, que disponibilize pelo menos um médico ortopedista para fazer essa cirurgia. Meu filho não aguenta mais tanta dor. Ele só recebe Tramal para amenizar a dor, mas o efeito não é prolongado”, desabafou Lenilda.

Corredores lotados/Foto: cedida

Caio usou as redes sociais para denunciar o descaso e mostrar, com imagens, a real situação do Pronto Socorro. As fotos são da Ala Cirúrgica “B” do Huerb, local a que a imprensa não costuma ter acesso.

Segundo Lenilda, o único médico a atender os pacientes no Pronto Socorro nesta segunda-feira é acadêmico de medicina, oriundo do estado de Rondônia.

Ainda assim, segundo ela, esse residente de medicina, inconformado com o sofrimento dos enfermos, tem feito de tudo para socorrê-los.

Outro lado

Em resposta à reportagem, a diretora do Huerb, Michele Mello, disse que as denúncias não são verdadeiras.

Segundo ela, existem nove médicos ortopedistas plantonistas de escala, e as cirurgias seguem um cronograma de regulação pelo Sistema Único de saúde (SUS).

Em relação a falta de medicamentos e material cirúrgico, a diretora do Huerb não quis se manifestar.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.