Cerca de 42 milhões de brasileiros tem problemas de Calvície; saiba como evitar

A calvície sempre foi motivo de preocupação entre homens. Cerca de 42 milhões de brasileiros são acometidos pelo problema. Apesar do mal atingir mais a população de meia idade, muitos jovens apresentam indícios de calvície e tomam medidas para retardar seu surgimento. No entanto, tais providências, somente desaceleram ou impedem a progressão da queda capilar, quando a calvície já se estabeleceu, somente o transplante capilar irá recuperar as áreas de calvície.

Clavície masculina/Foto: reprodução

O especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco, esclarece alguns mitos e verdades que envolvem a calvície prematura.

Usar boné ou chapéu em excesso causa queda de cabelo?

Parcialmente verdade. O uso diário do boné pode sim acelerar o processo de queda de cabelo por conta da umidade que o acessório causa na cabeça, podendo ocasionar processos inflamatórios no couro cabeludo. Mas, se o jovem já tiver predisposição para ter este problema (fator genético), o uso ou não de algo na região da cabeça em nada irá afetar.

Uso de chapinha e secador na adolescência favorece a queda dos fios?

Parcialmente verdade. A utilização diária destes dois aparelhos danificam os fios ocasionando a queda. Mas, nem sempre irá resultar em uma calvície permanente. Caso a jovem tenha fatores genéticos ou fios ralos e enfraquecidos, o problema poderá aparecer. De qualquer forma, deve-se evitar o uso dos dois equipamentos.

Ter uma dieta rica em proteína desde cedo irá retardar a queda de cabelo?

Mito. Por mais que o cabelo seja proteico, o fato de ingerir o nutriente não influenciará no transtorno, apenas irá deixar um aspecto mais saudável aos fios.

Jovens não podem se submeter a transplantes capilares?

Mito. Com as novas técnicas como a FUE (Folicular Unit Extraction), método que usa unidades foliculares por meio de micro lâminas circulares, e a FUT (Follicular Unit Transplantation), técnica mais tradicional que promove a retirada de uma faixa de cabelo do couro cabeludo, qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode se submeter ao transplante, porém o paciente tem que ter uma boa indicação cirúrgica, e em pacientes mais jovens, é preferível iniciar um tratamento clínico para estabilização do quadro de calvície, para posterior procedimento de transplante capilar.

Traumas podem influenciar na calvície?

Verdade. Situações de estresse podem desencadear queda de cabelo. O mal pode provocar um início de alopecia androgênica, calvície causada por fatores genéticos.

Abusar da química no cabelo, como tinturas e alisamentos, ajuda na calvície precoce?

Verdade. O uso excessivo de qualquer tipo de química causa danos aos fios, como a destruição do fio, quebra e enfraquecimento e, todos estes problemas juntos podem causar a queda de cabelo excessiva que se não cuidada, pode causar a calvície.

Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares 

INFORMAÇÕES DE ASSESSORIA

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cerca de 42 milhões de brasileiros tem problemas de Calvície; saiba como evitar