24 de abril de 2024

Diretor da Energisa no Acre diz que vai combater o furto de energia e melhorar a qualidade do serviço em todos os municípios

O Grupo Energisa assumiu na última quinta-feira (10) o controle da Eletrobras Distribuição Acre (antiga Eletroacre – Companhia de Eletricidade do Acre), que foi adquirida em leilão realizado pelo BNDES, em agosto deste ano por R$ 50 mil. Em entrevista ao portal ContilNet na manhã desta segunda-feira (10), o diretor-presidente, José Adriano de Souza Mendes, afirmou que os principais objetivos da empresa serão melhorar a qualidade dos serviços prestados no estado e diminuir o furto de energia, os chamados “gatos”.

Jose Adriano, presidente da Energisa/foto: ContilNet

Segundo Adriano Mendes, o foco da Energisa é, “melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os consumidores do Acre”. Para isso, o novo diretor pretende fazer investimentos em melhorias de rede, construção da subestação de Rio Branco e investir em gestão e eficiência no processo de atendimento aos consumidores. “Vamos tirar a Eletroacre da incômoda posição de penúltimo lugar no ranking de qualidade da Anel”, disse.

Outra prioridade da Energisa é fazer com que 11 dos 22 municípios que são abastecidos com óleo diesel, passem ao sistema interligado da empresa, por meio de projetos já a partir de 2019. Em 2019, a empresa planeja investir no estado, aproximadamente, R$ 228 milhões, visando a melhoria da qualidade dos serviços e a expansão do sistema elétrico. Esse montante é mais de quatro vezes o valor que foi investido pela Eletroacre em 2017.

Mendes falou que o combate ao furto de energia pela Eletroacre está em torno de 28%, quanto a esse índice, o diretor prometeu combater com rigor. “Os números são elevadíssimos e para isso vamos implantar um programa agressivo. Temos expertise e experiência nisso”, ponderou. O diretor lembrou que os “gatos” geram prejuízos gigantescos não somente à empresa, mas também, aos consumidores e ao governo, além de ser um risco de morte para os inexperientes.

Quanto aos manifesto dos servidores da Eletroacre, em protesto à privatização da empresa na última semana, inclusive, procurando a Assembleia Legislativa em busca de ajuda dos deputados para anular a compra, Adriano enfatizou: “a prioridade é o consumidor acreano, a população tem direito de ter uma energia de qualidade, porém, para isso, temos que ter um time motivado e engajado em fazer a diferença. Vamos investir na capacitação e treinamento de seus colaboradores para alcançarmos juntos nosso objetivo. Quem tiver empenhado terá suas oportunidades de estar na empresa e terá oportunidades de crescimento que é a politica da empresa”, destacou o diretor, que frisou estar mapeando a situação de cada servidor da empesa, dos terceirizados aos concursados.

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