24 de abril de 2024

Gladson autoriza contratação imediata de três mil professores aprovados em concurso

O governador Gladson Cameli disse ao ContilNet que não acompanhou o protesto realizado por dezenas de professores na manhã desta sexta-feira- (1), em frente a Casa Civil, porque estava cumprindo agenda nos municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

O governador explicou que se apressou em autorizar o secretário estadual de Educação, Mauro Sérgio, a contratar cerca de 3 mil professores, seguindo a ordem de classificação de casa um, no último processo seletivo realizado pela Secretaria Estadual de Educação.

Cameli: “Não podemos perder tempo, precisamos contratar todos os professores imediatamente”

“Existe uma lei que não pode contratar professores que já haviam sido contratados, mas quando cheguei me reuni com o secretário de Educação e a PGE, e determinei que contratassem os professores pela qualificação deles. Esses pais de famílias não podem estar pagando por erros cometidos no passado”, observa Cameli.

Gladson disse ainda que quer a contratação de todos os profissionais selecionados no processo seletivo o mais rápido possível. “São milhares de pessoas que precisam trabalhar para garantir o sustento de suas famílias. Não podemos perder tempo, precisamos fazer as contratações imediatas de todos eles”, concluiu.

Um ato, em frente a Casa Civil, foi realizado por professores aprovados no certame nesta sexta-feira, 1. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio Cruz, uma regra imposta pela administração anterior nos três editais dos processos seletivos motivou a insatisfação dos profissionais provisórios.

Ano letivo não sofreráprejuízo, diz Mauro

“Esse descontentamento aconteceu porque foi inserido dentro do edital publicado pela gestão passada, no dia 30 de dezembro de 2018, um dispositivo que diz que para trabalhar como professor na Rede Pública, o professor não pode ter tido a experiência do quadro de docentes da secretaria de Educação durante 24 meses e, então, a maioria dos professores provisórios que já trabalhava há 20 anos ficaria de fora”, explicou.

De acordo o com secretário Mauro Sérgio, por conta deste impasse, o início das aulas precisou ser alterado para o dia 18 de março. Mesmo com a mudança, o gestor garantiu que o ano letivo não sofrerá nenhum tipo de prejuízo.

Rosana elogia Cameli

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento, elogiou a postura firme do governador Gladson Cameli em determinar a convocação dos aprovados por ordem de classificação.

“Agradecemos ao governador Gladson Cameli pela sensibilidade de ouvir os argumentos dos sindicatos e determinar que as contratações sejam por ordem de classificação. Com isso, ele está reconhecendo o grande trabalho que os professores provisórios, ao longo desses anos, vêm prestando a Educação’’, afirmou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost