Rio Branco, Acre,


Quais são os pássaros brasileiros mais famosos do Brasil

A nossa fauna e flora são das mais ricas do mundo

Nós brasileiros temos um grande apreço por pássaros. É um hábito nosso, por exemplo, deixar alguns bebedouros para os beija-flores, ou, então, alimentar os pombos quando eles estão concentrados em alguma praça pública.

A nossa fauna e flora são das mais ricas do mundo. E os pássaros brasileiros são sempre lembrados por sua beleza e diversidade. Mas você sabe quais são as nossas principais espécies? Quais são os pássaros nativos mais populares para criar?

Nós elaboramos um pequeno guia com as principais informações sobre as nossas aves mais famosas.

Diversidade

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), que revisa periodicamente a lista de aves no Brasil, no território nacional há cerca de 1900 espécies de aves. Em diversidade, só perdemos para o nosso vizinho, Colômbia.

Alguns estudiosos da área apontam que esse número tende a aumentar, já que diversas espécies ainda estão sendo descobertas. Além disso, algumas subespécies estão sendo reclassificadas, e, por isso, acabam ganhando o status de espécies.

Como criar

Se você pensa em criar uma ave em sua casa, deve ficar atento a alguns requisitos básicos. O primeiro deles é se identificar diante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, o IBAMA. Há dois tipos de criação, a amadora e a com fins comerciais.

Então, primeiramente, você se cadastra no IBAMA, apresentando alguns documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Esse cadastro precisa ser confirmado presencialmente na sede do Instituto na sua cidade ou região.

É sempre bom lembrar que a aquisição do pássaro deve ser feita em um local licenciado, ou seja, você não pode, por exemplo, retirá-lo diretamente da natureza ou comprar de um criador que não esteja de acordo com a lei brasileira.

No Brasil, diversas são as espécies criadas, mas as aves nativas preferidas para esse tipo de atividade são os papagaios, os periquitos, os sabiás e os tucanos.

Papagaio

O papagaio é uma ave nativa muito famosa. Parente próximo das araras, os papagaios, inclusive, foram usados para caracterizar o Brasil logo quando fomos  colonizados pelos portugueses. Os colonos chamavam a terra recém encontrada de Terra dos papagaios.

Estas aves se adaptam melhor à vida em cativeiros. Por isso, são uma espécie que os brasileiros gostam muito de criar. Tornam-se grandes companheiros de seus donos.

Geralmente, são barulhentos, pois gostam de se comunicar. São inteligentes, espertos e conseguem imitar a voz humana, aprendendo palavras e mesmo músicas.

As diferentes espécies de papagaios estão espalhadas por todo o território nacional. Na região sudeste, por exemplo, mais precisamente na Mata Atlântica, temos 6 espécies diferentes. Já na região amazônica, vivem 7 espécies distintas.

Têm entre 30 e 40 centímetros e podem pesar de 200 a 450 gramas. Eles vivem bastante, algumas aves podem chegar, por exemplo, a 80 anos de vida.

Periquitos

Os periquitos são papagaios de pequeno porte. Embora as aves australianas sejam bastante populares entre nós, o periquito-verde, típico de nosso bioma, é uma ave muito popular entre os criadores.

São aves pequenas, chegam a ter, geralmente, 21 centímetros e são igualmente leves. São bastante barulhentas e conseguem imitar a vocalização de outros pássaros.

Sabiá-laranjeira

O sabiá-laranjeira é considerada a ave símbolo do Brasil. A sua plumagem é parda, sendo que na região do peito as penas puxam para o vermelho-ferrugem, formando uma tonalidade mais alaranjada.

O canto do sabiá-laranjeira é muito famoso e cheio de melodias. É considerado o pássaro que canta o amor e a primavera. Canções muito famosas do Brasil, como Tristeza do Jeca e Majestade, o sabiáforam feitas em sua homenagem.

A ave se encontra espalhada por todo o Brasil, com exceção à região amazônica. Não são grandes, chegam, geralmente, a 25 centímetros. Podem viver até 30 anos quando bem cuidadas.

Tucano

Esta é uma ave nativa do Brasil e é encontrada em florestas da América do Sul e também da região central americana. É um dos pássaros mais belos em nossa fauna. Uma de suas características mais marcantes é o bico longo e colorido (tons de preto e amarelo) que contrasta com sua pelagem preta.

Por ser silvestre, não é possível criá-la sem a autorização do IBAMA. É também uma ave mais cara e que exige alguns cuidados mais dispendiosos. Em apartamentos é mais difícil de criá-los. Se você tiver uma casa maior ou um sítio, o bicho, com certeza, se adaptará melhor.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias