A Associação Comercial do Acre reuniu, na sexta-feira (25), em Rio Branco (AC) pequenos e microempresários de vários setores da economia acreana numa solenidade de premiação e reconhecimento a homens e mulheres que geram emprego e renda no Estado. O Portal de notícias ContilNet, com mais de dez anos de atuação no Estado, foi um dos agraciados no evento, cujo diploma de reconhecimento foi recebido pela jornalista Wânia Pinheiro, sócia-propeietária do site.
“É muito bom saber que o trabalho da gente é acompanhado por essas agências de desenvolvimento”, disse Wânia Pinheiro. A empresária Siglia Abarão, outra homenageada, também elogiou a iniciativa. “Fiquei feliz em receber este reconhecimento, que na verdade é uma troca de relacionamento entre todos os empresários e ver o que cada um está realizando. Isso é importante e válido”, disse. “Somos pessoas com responsabilidade social, com empregabilidade”, disse a empresária, cujo trabalho, com energia solar, foi reconhecido como inovação.
Na área pública, a Emater-Acre, empresa de extensão rural e assistência técnica ao homem do campo, também foi reconhecida. “Saio daqui feliz em saber que esta empresa, que, nos últimos 20 anos, foi praticamente extinta e que, no atual governo, está aos poucos sendo recuperada para prestar o serviço a que se destina, resgatando uma promessa de campanha do nosso governador Gladson Cameli de que, em sua administração, o homem do campo seria reconhecido”, disse o diretor-presidente da empresa, Tião Bocalom.
Já a secretária de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique, disse que os empresários ali reunidos mostram o reconhecimento do setor empresarial em relação ao Governo do Estado, através do órgão que ela dirige, em busca do empreendedorismo e da prosperidade no Acre. “O governo e o setor empresarial estão irmanados em busca do empreendedorismo e da prosperidade”, disse Sinhasique.
A rede de comunicação Aldeia, vinculada à Secretaria de Comunicação, também foi reconhecida pela prestação de serviços e entretenimento através das ondas de rádio. O certificado de reconhecimento foi recebido pelos jornalistas da Rádio Aldeia, Jairo Carioca, e Alderian Campos.
A presidente do Sindicato dos Madeireiros do Fátima, embora não tenha sido agraciada com o prêmio, disse que só de ver amigos seus amigos empreendedores sendo reconhecidos, como o caso do site ContilNet e a rede de supermercados Araújo, através do empresário Aldenor Araújo, a fez feliz. “A gente fica muito contente em saber que nossos amigos estão sendo reconhecidos”, disse.
O presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano, afirmou que a Associação Comercial e o Sebrae acertaram na realização do evento. “Que venham outros eventos desta natureza”, disse.
O superintendente do Sebrae-Acre, Marcos Lameira, advogado com a especialização em Direito tributário, disse que este tipo de evento é realizado exatamente para reconhecer os pequenos empresários, “principalmente os que conseguem sobreviver neste mundo tão perverso, com tantas dificuldades e adversidades”. O evento, segundo ele, será sempre de celebração, alegria e reconhecimento a tudo o que os micros e pequenos empresários fazem, “representando a força da geração de emprego neste país. As pessoas estão saindo daqui com o reconhecimento de tudo o que elas vêm fazendo para melhorar a sociedade”, disse Lameira.
O prêmio contou com três categorias; maior inovação, maior empregabilidade e maior responsabilidade social. O diretor técnico do Sebrae Lauro Santos falou da importância do prêmio , “No momento em que o pais passa por dificuldades é importante homenagear estes empresários que empregam e ajudam o pais a crescer.”
Um dos momentos emocionantes do evento foi quando o médico Mazinho Maciel subiu ao palco para receber uma homenagem pelo trabalho que vem realizando no vale do Juruá com as crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista. Hoje ele atende cerca de 80 crianças diagnosticadas com a síndrome. (Veja entrevista com Mazinho clicando aqui).
Dispositivo de palco
Daniel Ribeiro – presidente da AJEAC
Francinei Santos – diretor administrativo financeiro do Sebrae
Marcos Lameira – diretor superintendente
José Adriano – Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae
Lauro Santos – diretor tecnico do Sebrae
Rubenir Guerra – presidente da Federacre
Celestino Bento – presidente da ACISA