Janela Partidária aumentou a vulnerabilidade política no interior do Acre

Na capital

A vereadora Janaína Furtado está em Rio Branco procurando os caciques Progressistas. Ela teve ano passado garantias de que será a pré-candidata do partido à prefeitura de Tarauacá. Tendo observado pouco planejamento nesse sentido e a garantia dada semana passada de pré-candidaturas somente em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, veio ver de perto para contar de certo.

Vulnerabilidade

Em todo o interior observamos ainda muita vulnerabilidade política. Os partidos considerados grandes pecam muito na formação política de seus vereadores e lideranças. A troca, troca de partido é um dos exemplos, nessa fase de janela partidária, da falta de compromisso de grupo nas cidades interioranas e até na capital. São muitos os jogos de interesses longe do que chamamos de coletividade.

Acertamos

A coluna adiantou que a indicação para o setor de planejamento seria do PSDB. O estranho é os Progressistas anunciarem o nome do Coronel Brandão fazendo festa na nomeação. Afinal, Brandão é da cota do vice-governador ou pessoal do governador? Fica o questionamento. O que não se discute, por enquanto, é a competência de Ricardo Brandão que atualmente é subsecretário de Segurança Pública.

Coronelismo

Para os aloprados de plantão, Cameli segue o mesmo caminho do presidente Jair Bolsonaro ao militarizar setores do governo. Estaria o chefe do executivo em busca da garantia da Lei e da Ordem? Perguntar nunca é demais.

Peixe no balde

Cerca de 120 toneladas de peixes serão comercializadas durante a Semana Santa no Acre. Vendo tanta demanda imaginamos um estado autossuficiente, mas é engano, os frigoríficos regulamentados reclamam da falta de peixe durante o ano. Não atendemos nem mesmo o mercado interno. A Peixes da Amazônia acabou quebrando muitos investimentos e dificultando a cadeia produtiva.

Jogando duro

A Polícia Civil, por meio do Instituto de Criminalística, realizou no final da manhã de quarta-feira, 11, perícia na farmácia do Hospital da Criança, de onde foi furtado o medicamento Spinraza, que é ministrado em duas crianças que fazem tratamento para conter o avanço da Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença rara e degenerativa.

Ação do Acre pela Vida

Com o objetivo de desenvolver nos alunos o conhecimento empreendedor, possibilitando a observação de problemas e soluções possíveis, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promove o “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia nas Escolas de tempo Integral”, dia 27 de março, na sede da entidade (Rua Rio Grande do Sul, 1907). As inscrições estão sendo feitas internamente nas escolas.

Prevenção

Um edital para convocar 5 mil médicos foi publicado no Diário Oficial da União. Os profissionais serão contratados pelo programa Mais Médicos para auxiliar no combate ao Coronavírus. O edital estabelece uma jornada de 40 horas semanais em troca de um salário mensal de mais de 12 mil reais. O contrato será válido por um ano.

Chegou no Planalto

O secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, testou positivo para coronavírus e agora aguarda o resultado da contraprova. O exame foi realizado em São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro e integrantes da comitiva que o acompanhou a Miami, nos Estados Unidos, estão sendo monitorados desde a quarta-feira, após Wajngarten apresentar sintomas de gripe e ser submetido a um teste para o coronavírus.

Fronteiras

O secretário Alysson Bestene, deverpa vir a público dizer que medidas adotará nas fronteiras, uma vez que, na Bolívia, dois casos já foram confirmados do novo coronavírus pelas autoridades sanitárias do vizinho país. Em Rio Branco, casos seguem sendo descartados.

Cruzeiro do Sul

Números registrados no caso da Dengue começa a decrescer. Para autoridades da saúde, a população entendeu que devia entrar na batalha, reduziu de 300 casos confirmados por dia, para 20. Muana Araújo afirmou que dos 1.600 casos confirmados, grande parte já foram tratados e interrompidos. Ela fala do fim da epidemia na região.

Cenário econômico

Em meio a todo debate sobre o coronavírus, a queda nas bolsas de valores, o preço do combustível, Depois de quatro horas de reunião, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional conseguiu concluir a votação de projetos de lei encaminhados pelo governo, sobre as regras de execução do Orçamento da União. O governo vetou que os parlamentares decidissem livremente sobre a destinação de R$ 30 bilhões – o chamado orçamento impositivo. Em troca, encaminhou esses projetos de lei, como parte de um acordo com o Congresso.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost