Início / Versão completa
Política

Há 28 anos o AC perdia o governador Edmundo Pinto, assassinado a tiros em SP

Por REDAÇÃO CONTILNET 17/05/2020 13:06 Atualizado em 18/05/2020 08:13
Publicidade

Há 28 anos, no dia 17 de maio de 1992, 5h30min, era uma manhã de domingo. O então governador do Acre, Edmundo Pinto, havia sido encontrado com marcas de dois tiros, no apartamento 704 do Hotel Della Volpi Gardem, na rua Frei Caneca, centro da Capital de São Paulo.

Publicidade

Edmundo Pinto era o segundo filho homem do comerciante Pedro Veras de Almeida, foi eleito governador do Acre aos 37 anos de idade, depois de ser vereador de 1983 a 1986 e deputado estadual de 1987 a 1990, quando candidatou-se ao governo do Estado. Foi eleito em outubro de 1990, após uma acirrada disputa em segundo turno com o então desconhecido petista Jorge Viana, com uma diferença de pouco mais de 13 mil votos.

Edmundo Pinto viajou para São Paulo no dia 11 de maio. Seis dias depois, ele foi assassinado e segundo a versão da polícia, em um assalto. Uma versão que praticamente ninguém acredita porque, além das marcas de tiros, o governador foi encontrado com marcas de soco na boca e dentes quebrados – sinal de que tentara lutar com seu assassino. Outro fato estranho: a porta do apartamento não foi arrombada.

Série de TV reproduziu a versão da polícia paulista para a morte do governador, cenas nas quais ninguém no Acre acredita

 

 

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.