24 de abril de 2024

Raro: Marte será ocultado pela Lua neste fim de semana

Pelo segundo mês consecutivo, Marte será coberto pela Lua. O fenômeno, que é considerado raro, acontecerá na madrugada de domingo (6) e poderá ser visto de diferentes maneiras nas diversas partes do território gaúcho. Contudo, desta vez, o ponto de destaque da observação ficará para as regiões do Planalto, ao norte, e da Campanha, no sudoeste do Estado. Nessas áreas, será possível ver uma ocultação diferente. Ela será do tipo rasante, ou seja, o planeta passa de raspão pelas bordas da Lua.

A visualização da ocultação rasante será possível em uma linha imaginária entre Alegrete e Passo Fundo. Já para o lado oeste dessa linha, a ocultação será vista de maneira total e, para leste, não será observado o desaparecimento, mas, sim, uma aproximação de Marte junto à Lua. Esse tipo de ocultação é rara porque a faixa de visibilidade é muito estreita, explica Luiz Antônio da Silva, astrônomo e coordenador do Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri:

— A faixa tem alguns quilômetros de largura. Algo entre cinco e 10 quilômetros. O último fenômeno deste tipo que tivemos no Estado foi em 31 de maio de 2005, mas, desta vez, veremos. Em Alegrete, a ocultação se dará entre 0h05min e 0h15min. Já em Passo Fundo, o fenômeno acontecerá entre 0h05min e 0h21min.

 

O astrônomo afirma que, para fazer a observação, basta se posicionar olhando em direção à Lua munido de um telescópio ou binóculo. Esses instrumentos são necessários porque, apesar de o satélite natural estar 86% iluminado, sua fase é a minguante.

Em Porto Alegre e arredores, será possível observar uma quase ocultação. Quer dizer, não ocorrerá o desparecimento de Marte, mas o planeta vermelho ficará muito próxima da Lua. O ponto máximo de proximidade será à 0h13min.

Essa série de fenômenos envolvendo esse planeta e o satélite natural da Terra é resultado da geometria entre eles, diz Silva.

— Isso é fruto e coincidência do plano de órbita dos elementos envolvidos. Neste momento, a inclinação da órbita da Lua permite que ela oculte Marte com relativa frequência — pontua.

Vale lembrar que ainda teremos a terceira e última observação astronômica neste estilo. A próxima ocultação de Marte pela Lua será na noite de 2 para 3 de outubro e será vista como rasante em Porto Alegre.

(Foto:Greg Shirah / NASA)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost