24 de abril de 2024

A explosão do rock brasileiro nos anos 80

Na década de 1980, o Brasil se despedia de um longo período de ditadura militar. O sentimento de liberdade, após décadas de repressão, refletia-se na cultura e na música.

Nesse contexto, o rock brasileiro ganhou destaque, despontando artistas como Cazuza (foto), Renato Russo, Marina Lima e a banda Blitz.

Esse é o tema do episódio inédito A explosão do rock brasileiro, da série 101 canções que tocaram o Brasil, que vai ao ar na faixa Segunda da música, às 23h30, no Curta!.

Apresentado por Nelson Motta, o programa chama a atenção para a dupla formada por Frejat e Cazuza, na banda Barão Vermelho.

O grupo encerrou de forma apoteótica a primeira edição do Rock in Rio, em 15 de janeiro de 1985, com a canção Pro dia nascer feliz.

Naquela noite, o país festejava o fim da ditadura militar, com a eleição indireta do mineiro Tancredo Neves para a Presidência da República.

Do palco, Cazuza saudou o primeiro presidente civil do país após o golpe militar de 1964. Porém, o sonho não se realizou. Tancredo foi internado na véspera da posse, em 14 de março, e morreu em 21 de abril, Dia de Tiradentes.

CHARLES GAVIN E JOANNA
O SOM DO VINIL

No episódio de O som do vinil desta segunda (11), às 23h, no Canal Brasil, Charles Gavin recebe Joanna (foto). A cantora conta ao apresentador, ex-baterista do Titãs, sua experiência transformadora nos palcos.

E revela também como se tornou campeã de vendas num mercado fonográfico mais receptivo aos homens. O programa mostra detalhes do álbum Chama, de 1981, um dos sucessos de Joanna.

 

Com informações do site de notícias Jornal de Minas

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost