31.3 C
Rio Branco
29 novembro 2021 7:45 pm

Desmatamento recorde na Amazônia: 2021 teve pior abril da série histórica, mostra Inpe

Área desmatada foi de 580 km² e quantidade de alertas foi a maior para o mês desde 2016; Observatório do Clima diz que dados 'desmentem governo federal'

POR O GLOBO

Última atualização em 07/05/2021 13:13

O desmatamento na Amazônia atingiu em abril o pior índice para o mês já registrado na série histórica desde 2015, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os alertas abrangeram uma área de 580,55 km², equivalente a 58 mil campos de futebol, conforme medições do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Os dados mostram que o desmatamento na região em abril cresceu 42% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram detectados alertas numa área de 407 km².

Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, afirma que os dados mostram que as promessas de combater o desmatamento feitas pelo presidente Jair Bolsonaro Cúpula do Clima, em abril, foram “absolutamente vazias”.

— Os relatos que a gente ouve no chão da floresta é que a Amazônia virou uma espécie de parque de diversões de criminosos ambientais. Não existe fiscalização, plano de combate, nem ao menos uma postura que intimide — diz Astrini. — Pelo contrário: os sinais do governo que chegam para o crime organizado, madeireiros ilegais e grileiros é de que eles nunca tiveram um momento tão favorável.

Leia mais em O Globo, clicando AQUI.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.