20.3 C
Rio Branco
19 junho, 2021 3:06 am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MS registra maior alta em mortes por Covid entre demais Estados

MS passa a ter o maior crescimento de mortes por covid em todo o País

POR LÚCIO BORGES ORTEGA - CORRESPONDENTE MS

CAMPO GRANDE (MS) – O Mato Grosso do Sul apesar de ter o dado positivo de Estado que mais vacina contra a Covid 19, por outro lado vem surgindo com pior situação e a negatividade de aumento substancial de mortes. Os óbitos pelo coronavirus cresceram 53% em MS nas últimas duas semanas, segundo levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. E também nos últimos dias há alta e ultrapassagem de 100% na ocupação da UTIs.

O levantamento aponta ainda que foi o maior aumento entre todos os estados brasileiros. MS vem acompanhado de outros quatro, que também registraram crescimento no índice: Tocantins, Maranhão, Paraíba e Roraima. O Brasil já confirmou 462.966 óbitos desde o início da pandemia, sendo que Mato Grosso do Sul é responsável por 6.870 registros.

A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI já chega a 104%, como o ContilNet noticiou nesta segunda-feira em dados do boletim epidemiológico. Em todo o Estado, 255 pessoas aguardam na fila por um leito. Nas enfermarias, a taxa de ocupação está em 90%.

Nesta segunda-feira, o secretário estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, afirmou que o Estado enfrenta o pior momento da pandemia de Covid-19. A média móvel de casos dos últimos sete dias atingiu 1.810, a maior de toda a pandemia. Já a média móvel de mortes subiu para 46,1 óbitos por dia, nos últimos sete dias. A taxa de contágio continua a crescer e atingiu 1,09.

Estados em recuperação

Oito estados do Brasil estão em queda no período analisado: Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Pará e Amazonas.

Os demais 13 estados, além do Distrito Federal, estão em “estabilidade”. Apesar disso, no geral, as mortes estão em alto índice em todo território brasileiro.

 

 

 

 

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.