Nutricionista lista 10 alimentos que são um “veneno” para o cabelo

Queda, opacidade, pontas duplas e partes quebradas, enfim são apenas algumas das características de um “cabelo sem vida”. Produtos inadequados e químicas utilizadas podem prejudicar a saúde dos fios deixando-os com o aspecto danificado.

Entretanto, não só isso tem a capacidade de afetar a fibra capilar da raiz às pontas. A alimentação influencia um tanto quanto a higidez das madeixas, tendo a capacidade de contribuir com a hidratação, força e brilho, mas também gerar o oposto.

Caso reclame de ter fios ressecados, porosos e destruídos, nem sempre a culpa está no cabeleireiro ou nas fórmulas aplicadas, mas sim no que se mastiga diariamente.

Para desvendar dúvidas sobre o tópico e elencar quais alimentos funcionam como um “verdadeiro veneno” à saúde das madeixas, a coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista Gabriel Brunelli. Ele atende pela Eurekka, plataforma focada em saúde e bem-estar, e na Nutritécnica Clínica Consultoria, em Porto Alegre.

Sinal de alerta

Para quem não sabe, o cabelo é formado por proteínas. De acordo com o especialista, a queratina dos fios tende a perder as características químicas e físicas em situações de carência nutricional devido modificações no consumo proteico ideal.

Por conta da baixa ingestão, há redução hídrica e, consequentemente, as hastes capilares ficam ressecadas e frágeis. “As células do folículo piloso apresentam elevada rotatividade e seu metabolismo ativo requer um adequado suprimento de nutrientes e energia”, explica.

Gabriel pontuou que os micronutrientes são os principais elementos do ciclo folicular saudável:

“As substâncias desempenham um papel fundamental na rotatividade celular da matriz do bulbo folicular que se divide rapidamente”. Na avaliação do expert, as pessoas vivem em um paradoxo. “Mesmo com a grande oferta de alimentos no dia a dia, observa-se que a maioria dispõe de pouca densidade nutricional”, esclarece. O hábito alimentar leva o indivíduo a desencadear carências de componentes importantes ao funcionamento do organismo.

Nutricionista Gabriel Brunelli
Nutricionista Gabriel Brunelli/Imagem cedida ao Metrópoles

nutricionista enfatiza a respeito de optar por uma alimentação balanceada para não prejudicar as madeixas:

“Consumir de forma insuficiente minerais, vitaminas, proteínas e ácidos graxos essenciais em razão de dietas restritivas e inadequadas gera anormalidades estruturais, desde pigmentação ou até mesmo à perda do fio”. Beber pouca água também afeta o desenvolvimento do cabelo, conforme indica Gabriel. Ofertar ao corpo a hidratação necessária tende a melhorar o teor de umidade capilar e a aparência do couro cabeludo.

Vilões

Segundo o profissional, não existem alimentos a serem classificados como um veneno para a saúde dos fios. No entanto, alguns ingredientes quando consumidos de forma exagerada podem danificar as madeixas.

A pedido, Gabriel elencou 10 “ingredientes” capazes de fazerem mal ao cabelo. Enquanto alguns já são conhecidos, por exemplo, açúcar, álcool e carboidratos refinados, outros nem passam pela imaginação de quem sofre com a cabeleira.

Cabelo - mulher
Às vezes, a culpa do bad hair day está na alimentação pobre em determinados nutrientes/Tderden/Getty Images

Da dezena de alimentos citada pelo nutricionista, alguns interferem na absorção de minerais necessários ao crescimento do fio. Já em relação ao açúcar e álcool, a dupla aumenta o nível de insulina no sangue, o que desequilibra a atuação dos hormônios no organismo e provoca o efeito negativo sobre os folículos capilares, salienta Gabriel Brunelli. O expert é formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduando em nutrição esportiva e obesidade pela USP.

A seguir, confira 10 alimentos danosos ao cabelo. Fica avisado: alguns itens listados podem te surpreender!

1 – Cerveja: por ter álcool na composição, tende a deixar os fios desidratados.

2 – Presunto: Gabriel explica que o produto contém gordura insaturada, nitratos e muito sódio que, juntos, podem causar inflamação, criar retenção de líquidos e impregnar o organismo com toxinas.

3 – Óleo vegetal: alimento gorduroso que, em excesso, propicia o organismo a receber menos ferro, atrapalhando a o desenvolvimento dos fios.

Presunto
Cuidado com o excesso de presunto, alerta o especialista/Ezio D’onghia/Getty Images

4 – Vodca: assim como a cerveja, a bebida destilada ocasiona a desidratação das madeixas por conta do teor de álcool.

5 – Café: o nutricionista ressalta a respeito da bebida ser um vasoconstritor. Quando consumida em grande quantidade, diminui o desempenho das artérias, possibilitando ao cabelo não receber todos os nutrientes precisos para se manter saudável e forte;

6 – Alimentos industrializados: ricos em sódio, nitrato e gordura saturada, esses produtos causam inflamações e enchem o organismo com toxinas.

Café mão de mulher
O café consta na listagem de Gabriel. Beba com moderação/Unsplash

7 – Sushi e sashimi: o especialista destaca sobre os pratos da culinária japonesa poderem carregar algumas substâncias danosas, como o mercúrio. O metal pesado favorece a queda de cabelo.

8 – Açúcar: Gabriel adverte sobre o consumo de grande quantidades do ingrediente. Ao ingeri-lo em excesso, há um aumento da produção de insulina, fazendo com que eleve os níveis dos hormônios andrógenos. O processo reduz os folículos capilares e, também, propicia o caimento das madeixas.

9 – Salsicha: por conter nitratos, sódio e gordura saturada, a carne processada contribui com a retenção de líquidos, inflamações e enche o organismo de toxinas.

10 – Chá: assim como o café, a bebida natural é caracterizada como um vasoconstritor. Ao ser consumida em excesso, reduz o funcionamento das artérias. Dessa forma, os fios não recebem todos os nutrientes essenciais para se desenvolver de maneira saudável.

Organismo como um todo

Quando ingeridos de modo exagerado, os ingredientes listados por Gabriel Brunelli não só afetam a saúde do cabelo, mas também de outras áreas do corpo.

“Como todos sabem, o consumo excessivo de qualquer alimento tende a ser prejudicial para o organismo por diversas condições. Por exemplo, ocasiona um aumento do acúmulo de gordura visceral, eleva fatores pró-inflamatórios e, por consequência, piora o processo circulatório”, destaca o nutricionista da plataforma Eurekka.

Questionado se é necessário excluir os alimentos citados na lista das refeições, o profissional sugere não cortar os ingredientes do plano alimentar, desde que não exista intolerância ou doença específica.

“Sugiro evitar excessos e procurar um nutricionista para conseguir realizar um aconselhamento especializado e individual ao seu caso”, recomenda Gabriel. Vale lembrar que alguns problemas capilares estão relacionados à má alimentação, como a queda de cabelo.

Escova com cabelo
Alguns doenças capilares estão atreladas à alimentação/Siam Pukkato / EyeEm/Getty Images
Madeixas caindo?

O nutricionista chama atenção para o problema de queda de cabelo. A condição está atrelada à falta de ferro e zinco. Uma forma de reverter o quadro é recorrendo ao consumo de brócolis, lentilha, feijão e carne vermelha. “São grandes aliados.

Soma-se a isso, uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas que podem colaborar com o crescimento dos fios e ajudar no desenvolvimento saudável”, instrui o expert. Quando as madeixas estiverem com a aparência opaca e sem vida, uma das terapêuticas existentes responde por comida.

“Nesse caso, o consumo de carne, leite, ovos, queijo e peixes contribuem para a produção de queratina, responsável pela revitalização dos fios. Dentre tantos fatores, o surgimento de caspa pode ser desencadeado pela ingestão exagerada de álcool, sendo a solução a moderação”, enfatiza o nutricionista Gabriel Brunelli. Oposto dos alimentos “venenosos” para as madeixas, alguns favorecem a saúde da raiz capilar até as pontas. São eles: maracujá, laranja, morango, abacate, ovo, cenoura, peixe, castanhas, entre outros.

Hora das receitas

coluna Claudia Meireles pediu ao especialista duas sugestões de receitas, ricas em nutrientes importantes para fortalecer o cabelo. Uma das indicações é bastante conhecida do brasileiro. Gabriel aconselha comer o famoso arroz e feijão na quantidade que irá proporcionar saciedade:

“Apesar de simples, esse prato, com a combinação de uma leguminosa (feijão) e um cereal (arroz), oferece uma refeição superproteica e equilibrada no sentido nutricional, além de auxiliar a saúde capilar”.

Arroz e feijão
A dupla arroz e feijão faz bem para os fios/Juanmonino/Getty Images

Para acompanhar a dupla tupiniquim, o expert em alimentação propõe um suco de morango, laranja, acerola e hortelã.

Ingredientes

Suco de 6 laranjas
2 xícaras de chá de acerola
1 xícara de chá de morangos picados
1 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de folhas de hortelã

Modo de preparo

No liquidificador, junte o suco de laranja, acerola, morango, água e hortelã. Bata por 2 minutos e, em seguida, passe em uma peneira. Transfira para uma jarra e sirva.

Suco de morango

A sugestão de suco do nutricionista ajuda a fortalecer os fios/Rouzes/Getty Images
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost