30.1 C
Rio Branco
13 outubro 2021 10:18 pm

Procon-SP cobra respostas de Apple e Samsung sobre novos celulares

iPhone 13 e modelos dobráveis Galaxy são vendidos sem carregador. Empresas têm 72 horas para se pronunciar.

POR TECHTUDO

Última atualização em 29/09/2021 09:17

O Procon-SP notificou as gigantes da tecnologia Apple e Samsung nesta terça-feira (28) por causa da conduta na venda de celulares da geração mais nova sem carregador na caixa, conforme antecipado ontem pelo TechTudo em primeira mão. As fabricantes terão 72 horas para se explicar, de acordo com documento obtido pela reportagem.

As novas linhas são compostas por iPhone 13 (e variantes), Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3. Dentre eles estão alguns dos smartphones mais caros do país.

De acordo com o órgão vinculado ao governo de São Paulo, as empresas terão que esclarecer os seguintes pontos:

  • Quais razões fundamentam a decisão comercial
  • Qual será o custo dos dispositivos ofertados em separado
  • O que será disponibilizado para aquisição do consumidor, para que seja efetuada a recarga e qual o tempo de previsão de carregamento do aparelho com o novo dispositivo
  • Se o consumidor tem alternativa para utilização de outros dispositivos com a mesma função

Diversos destes pontos já foram objeto de comunicação das companhias no passado. Por exemplo, a Apple justificou a decisão tendo em vista as melhores práticas ambientais. Também esclareceu, ainda em março deste ano, que os carregadores fabricados por terceiros não violam a garantia do iPhone, desde que sigam as normas da Anatel.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.