Concurso Caixa: estatal confirma previsão de convocações

Com concurso Caixa 2021 em andamento e aprovados do edital de 2014, no cadastro de reserva, estatal fala à Folha Dirigida sobre as convocações desses candidatos.

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal explicou como deve funcionar as chamadas dos aprovados no concurso que está em andamento. Ao todo, são oferecidas 1.100 vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Segundo a Caixa, conforme cronograma divulgado pela Fundação Cesgranrio, o resultado final desta seleção está previsto para dezembro de 2021. Após a homologação, “a estatal iniciará as convocações, de acordo com as necessidades e demandas estratégicas da empresa”.

Desta forma, as convocações devem ocorrer ao longo de todo o prazo de validade da seleção, que será de um ano, cabendo prorrogação por mais um ano. Sendo assim, até dezembro de 2022 ou, se prolongado, até o final de 2023.

Já em relação ao concurso Caixa 2013/2014, a estatal falou sobre a demanda apresentada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Em setembro, a categoria afirmou que, apesar do aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para o aumento do quadro, com mais 3 mil vagas, a Caixa ainda não deu um prazo para a chamada dos aprovados do último edital, que irão preencher esses postos.

No entanto, segundo a Caixa, “as contratações estão em andamento”. Como informado anteriormente pela estatal, os candidatos recebem a convocação por e-mail ou telegrama. Além disso, as chamadas também são publicadas em seu site, na parte “ Downloads – Concurso Público – Admissional “.

Concurso Caixa 2021 terá provas em outubro

Em andamento, o concurso Caixa 2021 conta com 1.100 vagas para PcDs, sendo mil imediatas e 100 para o cadastro de reserva.

As oportunidades são para os cargos de técnico bancário tradicional e da área de Tecnologia da Informação (TI). Neste último caso, são oferecidas 100 oportunidades imediatas e dez para o cadastro de reserva, no polo do Distrito Federal.

As demais vagas estão distribuídas por todo país. Para concorrer, é preciso ter apenas o nível médio completo, além de se enquadrar, legalmente, na condição de pessoa com deficiência.

Os aprovados terão ganhos iniciais de R$3 mil, para jornada de 30 horas. Com os benefícios, no entanto, esse valor pode chegar a, aproximadamente, R$4.486,03. As inscrições foram encerradas no dia 27 de setembro.

Agora, os candidatos aguardam pelas etapas de avaliação, sendo elas: provas objetivas; redação; aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos; análise do laudo médico; e procedimentos admissionais.

A primeira e segunda etapas, prova objetiva e redação, serão realizadas no dia 31 de outubro. No exame de múltipla escolha, serão cobradas 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 30 questões Específicos, com a seguinte distribuição:

Técnico bancário tradicional

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
  • Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Probabilidade e Estatística (cinco questões, com valor de um ponto cada);
  • Conhecimentos de Informática (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Atendimento Bancário (15 questões, com valor de um ponto cada).

Técnico bancário de TI

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
  • Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos

  • Tecnologia da Informação (30 questões, com valor de um ponto cada).

Para ser aprovado, será preciso obter 50% ou mais dos pontos tanto no conjunto da prova quanto em cada conhecimento (Básico e Específico).

Será considerado habilitado para a prova de redação somente quem estiver classificado, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

redação será composta por um texto dissertativo-argumentativo, com 100 pontos no total. Os aprovados, conforme os limites estabelecidos no edital, realizarão as demais etapas, sob responsabilidade da Caixa.  O resultado final está previsto para o dia 10 de dezembro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Concurso Caixa: estatal confirma previsão de convocações