32.3 C
Rio Branco
4 dezembro 2021 11:56 am

Por que a patrulha com navios de guerra de China e Rússia preocupa o Japão

POR CNN BRASIL

Última atualização em 25/10/2021 16:50

Um exercício naval conjunto chinês e russo, no qual uma frota de 10 navios de guerra completou um círculo próximo à ilha principal do Japão, foi conduzido pelos dois países como um meio de garantir a estabilidade em uma região volátil.

Mas os analistas dizem que os exercícios provavelmente terão o efeito oposto, potencialmente reiniciando as tensões regionais e reforçando as afirmações do governo japonês de que precisa aumentar os gastos militares para combater a agressão chinesa.

O treinamento, que foi a primeira patrulha naval China-Rússia no Pacífico ocidental, viu as embarcações navegarem pelo Estreito de Tsugaru, que separa a ilha principal do Japão da ilha norte de Hokkaido, desceu pela costa leste do país e depois voltou em direção à China pelo Estreito de Osumi ao largo da ilha sul japonesa de Kyushu.

Embora as embarcações estrangeiras possam navegar através dos estreitos de Osumi e Tsugaru, ambos considerados águas internacionais, as manobras foram monitoradas de perto no Japão.

Leia mais em CNN Brasil.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!