19 de abril de 2024

Concurso Caixa: Justiça impede eliminação de candidatos

A 2ª Vara Federal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deferiu uma liminar, com base na Ação Popular nº 5067163- 65.2021.4.04.7100, pela não eliminação de candidatos que não forem considerados pretos e pardos pela comissão específica do concurso Caixa 2021.

Desta forma, os concorrentes que não tiveram suas autodeclarações homologadas pela comissão de heteroidentificação podem concorrer na modalidade de ampla concorrência.

A decisão diz ainda que a eliminação, prevista no subitem 5.2.5.10 do edital, seria descabida “salvo na hipótese de comprovada falsidade, a ser apurada nos termos da lei e do item 5.2.3.3 do edital, específico para o caso de declaração falsa”.

O comunicado da decisão judicial foi publicado no  site da Cesgranrio, organizadora . No momento, os candidatos aguardam os resultados das etapas da seleção.

Até a próxima quarta-feira, 24, serão publicados os resultados dos pedidos de revisão de notas e o resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional sobre os laudos médicos enviados pelas Pessoas com Deficiência (PcDs).

Os aprovados, conforme os limites estabelecidos no edital, realizarão as demais etapas sob responsabilidade da Caixa. O resultado final está previsto para o dia 10 de dezembro.

Concurso Caixa 2021 oferece 1.100 vagas

Em andamento, o concurso Caixa 2021 conta com 1.100 vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), sendo mil imediatas e 100 para o cadastro de reserva.

As oportunidades são para os cargos de técnico bancário tradicional e da área de Tecnologia da Informação (TI). Neste último caso, são oferecidas 100 oportunidades imediatas e dez para o cadastro de reserva, no polo do Distrito Federal.

As demais vagas estão distribuídas por todo país. Para concorrer, é preciso ter apenas o nível médio completo, além de se enquadrar, legalmente, na condição de pessoa com deficiência.

Estatal confirma previsão de convocação

Em outubro deste ano, a Caixa falou sobre a previsão de convocações dos aprovados de 2014, no cadastro de reserva, e sobre os candidatos que realizam a seleção deste ano, exclusiva a PcDs.

Segundo a Caixa, conforme cronograma divulgado pela Fundação Cesgranrio, o resultado final desta seleção está previsto para dezembro de 2021. Após a homologação, “a estatal iniciará as convocações, de acordo com as necessidades e demandas estratégicas da empresa”.

Desta forma, as convocações devem ocorrer ao longo de todo o prazo de validade da seleção, que será de um ano, cabendo prorrogação por mais um ano. Sendo assim, até dezembro de 2022 ou, se prolongado, até o final de 2023.

Já em relação ao concurso Caixa 2013/2014, a estatal falou sobre a demanda apresentada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Em setembro, a categoria afirmou que, apesar do aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para o aumento do quadro, com mais 3 mil vagas, a Caixa ainda não deu um prazo para a chamada dos aprovados do último edital, que irão preencher esses postos.

No entanto, segundo a Caixa, “as contratações estão em andamento”. Como informado anteriormente pela estatal, os candidatos recebem a convocação por e-mail ou telegrama. Além disso, as chamadas também são publicadas em seu site, na parte “    Downloads – Concurso Público – Admissional    “.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost