23.3 C
Rio Branco
25 novembro 2021 6:25 am

Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras e vai ocupar a cadeira 20

Gilberto Gil foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras

POR DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

Última atualização em 11/11/2021 17:20

Gilberto Gil foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras. O músico de 79 teve maioria absoluta e foi eleito com 21 votos. ”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

Pelo Twitter, o artista comemorou a eleição e agradeceu a torcida:

“Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.

Gil deve assumir o posto quando o órgão voltar do recesso de fim de ano, em março de 2022. O artista acompanhou a votação em casa, em Ipanema (RJ). A ABL proíbe que candidatos participem da sessão.

A cadeira era ocupada por Murilo Melo Filho, acadêmico e jornalista. Ele morreu em maio de 2020. Antes dele, ocuparam o posto Salvador de Mendonça, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio Lyra Tavares.

Além de Gil, concorreram à cadeira o poeta Salgado Maranhão, que teve 7 votos, e o autor e crítico literário Ricardo Daunt, que não obteve nenhum voto.

A eleição teve a participação de 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual. Um deles não votou por motivo de saúde. Alguns votos foram nulos ou brancos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!