26 de abril de 2024

Chega ao Acre mais 7,2 mil doses do imunizante pediátrico contra Covid-19

O segundo lote contendo 7,2 mil doses das vacinas pediátricas da Pfizer no estado do Acre chegou na noite da última segunda-feira (17), no Aeroporto Internacional de Rio Branco. O imunizante é destinado ao público infantil de 5 a 11 anos.

A distribuição destas doses aos 22 municípios acreanos será feita pelo Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI-AC), conforme esclarecido pela secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, em entrevista à imprensa na última segunda (17). Vale ressaltar que na primeira remessa de doses, Rio Branco ficou com 2.860 imunizantes pediátricos.

Segundo estimativas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a meta é vacinar, pelo menos, 120 mil crianças em todo o estado.

A imunização na capital também iniciou na última segunda, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Áurea Vilela Santos, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco. A primeira criança vacinada foi Rafael Miranda, de 8 anos, que tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

NOTA TÉCNICA

Com relação às recomendações, a Nota Técnica nº03/2022 destaca que a vacinação deve ser feita em local específico e segregado da vacinação de adultos, visto que é preciso um preparo especial para aplicar o imunizante em crianças. A sala que for disponibilizada para tal atribuição precisa ser, exclusivamente, para imunização contra a covid-19.

As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose também devem permanecer com a dose pediátrica da vacina Comirnaty. A Vigilância Epidemiológica orienta também que os profissionais de saúde capacitados para aplicação das vacinas orientem os pais ou responsáveis sobre possíveis reações esperadas após a imunização, que são dor, vermelhidão no local da vacina, febre, dor de cabeça, fadiga, calafrios, entre outros, e que, principalmente, procurem o médico caso a criança apresente dores no peito, falta de ar ou palpitações.

A vacinação ocorrerá em ordem decrescente de idade, com ou sem comorbidades. Esta foi a forma escolhida pela própria Semsa. Com relação às crianças da Zona Rural, o Ministério da Saúde também orienta que seja pensada em uma forma especial para abarcar este público. As unidades onde os pais podem levar seus filhos para se vacinarem, das 8h às 12h e das 14h às 16h, são:

  • USF Manoel Bezerra – Cidade do Povo;
  • USF Esperança – Gentil Perdome Rocha;
  • USF Dr. Mário Maia – Quinze;
  • USF Cadeia Velha – Cadeia Velha;
  • USF Vitória – Vitória.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost