O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 vai ser realizado nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21). O ministro da Educação Milton Ribeiro já tinha adiantado a informação em suas redes sociais na noite de ontem (20).
O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além das datas do Enem 2022, o Inep também informa na mesma portaria as datas de realização de outras avaliações do governo federal para 2022, como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).
Abaixo, confira a data dos exames:
Revalida 1ª Etapa – 1ª Edição: 6 de março
Revalida 2ª Etapa – 1ª Edição: 25 e 26 de junho
Revalida 1ª Etapa – 2ª Edição: 7 de agosto
Enade: 27 de novembro
Revalida 2ª Etapa – 2ª Edição: 3 e 4 de dezembro
Encceja: 28 de agosto
Encceja exterior: 18 de setembro
Encceja exterior PPL (pessoas privadas de liberdade): 19 a 30 de setembro
Encceja PPL: 11 e 12 de outubro
Enem PPL: 13 e 14 de dezembro
Fies, Prouni e Sisu
Também nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) liberou o cronograma de inscrições dos principais programas de entrada em faculdades e universidades públicas e privadas brasileiras para quem participou do Enem 2021.
O processo seletivo do Sisu inicia em 15 de fevereiro e finaliza no dia 18 do mesmo mês. Em seguida começam as inscrições para o Prouni, entre 22 e 25 de fevereiro. No mês seguinte, será possível se inscrever para o Fies, de 8 a 11 de março.
Nesse ano, haverá ampliação na oferta de vagas disponibilizadas para o ensino superior. Para o Fies, 110.925 vagas serão disponibilizadas, enquanto as oportunidades oferecidas pelo Sisu e Prouni ainda serão divulgadas.