19 de abril de 2024

Os melhores jogadores do futebol brasileiro em 2021

Quando falamos nos melhores a cada ano em suas respectivas atividades desportivas, deveríamos estar falando daqueles que apresentaram as melhores performances em suas funções. Nem sempre é assim, e não vamos aqui discutir os motivos, ao contrário, tentaremos elencar aqueles que, de fato, foram os melhores. Não há muito o que inventar, futebol é o esporte mais adorado do planeta, como pode ser visto nos dados dos melhores Aplicativo de Apostas.

A CBF elegeu os melhores jogadores da última temporada, 2021 e, se não houve surpresas, sobrou comemoração. No entanto, cabe frisar que, por exemplo, o artilheiro, atacante do e jogador do ano, não foi convocado para a seleção brasileira em nenhum momento. Falamos de Hulk, do Atlético/MG. Concordamos que a performance do atleta o qualifica para todos os prêmios recebidos, mas fica bem difícil compreender os critérios de convocação da seleção. Entre as mulheres, a craque da temporada foi Beatriz Zaneratto, jogadora do Palmeiras, praticamente uma unanimidade.

Falando em unanimidades, o goleiro Weverton foi eleito o melhor na sua posição; de fato, não há nada a questionar. O guarda-metas palmeirense vem, ano a ano, se tornando melhor, cada vez mais técnico e ágil, inclusive, incorporando alguns elementos do moderno futebol, como otoque de bola, ou seja, jogar com os pés. Entre as mulheres, a melhor goleira, a única atleta que não atua por Corinthians ou Palmeiras na eleição da CBF, Luciana, da Ferroviária de Araraquara. 

Mas vamos aqui nos deter naqueles jogadores que, realmente, desequilibraram. Um destes foi o lateral esquerdo Guilherme Arana, destaque do Atlético/MG e da seleção brasileira. Pela lateral direita, sem a menor dúvida, Yago Pikachu do Fortaleza, foi quem apresentou a melhor performance na temporada.

Um jogador que, embora dono de uma carreira estruturada, despontou como um talento de rara desenvoltura no meio de campo foi Raphael Veiga do Palmeiras. Com um passe certeiro e arremates quase sempre infalíveis, o craque é o desejo de consumo de muitos clubes europeus. Venceu na CBF e no coração popular.

O clube vice-campeão da temporada, o Flamengo, entrou com o atacante Michael na seleção do Brasileirão. Bom jogador, driblador nato, escanteou seus colegas, Bruno Henrique, e os prestigiados e selecionáveis Gabigol e Evérton Ribeiro. Completam a lista dos melhores pela CBF, Júnior Alonso, Atlético/MG e Edenílson do Inter de Porto Alegre. Nas outras posições, estrangeiros foram os mais bem votados.

Entre os jogadores brasileiros que atuam no exterior, Vinicius Júnior, de apenas 21 anos de idade, e jogador do Real Madrid, foi considerado o melhor brasileiro em atividade na Europa no ano de 2021. E não foi só isso, levou com sobras, recebendo quase 46% dos votos. Além disso, Vini vem determinando sua titularidade na seleção brasileira. Ao lado do francês Benzema, Vini é hoje um dos principais destaques do clube madrilenho. Os números de Vinicius falam por si, foram 12 gols e 9 assistências em 25 jogos com a equipe espanhola.

Outros destaques brasileiros na temporada europeia foram, o veterano zagueiro de 36 anos, Thiago Silva, atualmente jogando pelo Chelsea. Thiago reencontrou sua melhor forma física e técnica, e é o atual campeão da Liga dos Campeões. Na seleção brasileira, a braçadeira de capitão é dele. 

Um dos principais defensores do futebol europeu e mundial, além de peça indispensável no esquema de jogo do PSG, Marquinhos é titular absoluto seleção brasileira. Marquinhos é atualmente o zagueiro mais bem cotado do futebol mundial, o PSG já recebeu propostas girando na casa dos 85 milhões de euros, mas nem deu atenção, tal a importância do brasileiro.

Lucas Paquetá quando surgiu no Flamengo, foi logo observado por clubes europeus e não demorou muito para que tivesse seu passe negociado com o Milan da Itália. Porém, só agora, no Lyon da França, seu futebol foi devidamente potencializado. Paquetá vem sendo especulado como contratação certa do mais recente clube milionário inglês, o Newcastle. Conforme o tabloide francês “Foot Mercato”, o clube da Inglaterra fez uma proposta de 40 milhões de euros, além de um salário mensal de 850 mil euros; o futuro dirá. Na seleção brasileira, vem marcando presença como titular.

Neymar sempre está entre os melhores. Se já não foi eleito o melhor do mundo, foi mais em função de suas atividades extracampo do que propriamente o seu futebol. Ocorre que a última temporada no PSG, embora muito boa para os padrões da normalidade, não foi, nem de longe, comparável às suas melhores temporadas. Mesmo assim mantém-se entre os melhores brasileiros em atividade. Trata-se de um gênio que precisa recuperar sua essência, a alegria de jogar bola. Na seleção, a camisa 10 é dele.

Acredito que estes e estas foram, sem dúvida, os melhores jogadores de futebol brasileiros, na última temporada. Que venha 2022!

Sergio Rocha 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost