O mês de fevereiro de 2022 será modesto em relação a feriados. O único ponto facultativo previsto para o mês, o qual pode ser, ainda, revogado em algumas cidades por conta da pandemia da covid-19, é a segunda-feira de carnaval, que cai no dia 28 de fevereiro.
Mas não é por falta de fatos históricos que fevereiro é um mês de poucos feriados. A primeira do mês, entre 11 e 18, é marcada pelos 100 anos da realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo (evento que revolucionou a arte no Brasil). O evento será marcado pela Exposição “Era Uma Vez o Moderno [1910-1944]”, no Centro Cultural Fiesp, Avenida Paulista, em são Paulo.
Já o próximo dia 19 é marcado pelos 50 anos da primeira transmissão de TV a cores no país. O evento em questão é a abertura da Festa da Uva de 1972, realizada na cidade de Caxias do Sul (RS).
O mês reserva, ainda, no dia 6, os 70 anos do dia em que Elizabeth II assumiu o posto de rainha do Reino Unido.É o dia que em que a rainha Elizabeth II e o marido, príncipe Philip subiram ao trono em 1952, aos 25 anos de idade.
Em relação a outras figuras históricas, fevereiro de 2022 é marcado pelos 120 anos do nascimento do arquiteto Lúcio Costa (dia 27), 25 anos de morte do cantor Chico Science (dia 2) e 30 anos de morte do ex-presidente Jânio Quadros (dia 16) e amanhã (sexta-feira, 4) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
As datas são alguns dos 74 fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Projeto Efemérides traz temas relacionados à história, cultura, ciência, a personalidades, sempre ressaltando as datas nacionais e regionais. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas. A equipe da Gerência de Acervo atende aos pedidos de pesquisa: basta enviar um e-mail para [email protected].