27.3 C
Rio Branco
12 maio 2022 1:18 pm

Astrônomos revelam primeira imagem de buraco negro no centro da Via Láctea

POR CNN BRASIL

Última atualização em 12/05/2022 13:18

Astrônomos do consórcio internacional Event Horizon Telescope (EHT) revelaram, nesta quinta-feira (12), a primeira imagem do buraco negro no centro da Via Láctea, chamado Sagitário A*, ou Sgr A*.

O grupo de pesquisa reúne oito observatórios existentes em todo o planeta para formar um único telescópio virtual do “tamanho da Terra”. O telescópio recebeu o nome de “horizonte de eventos”, o limite do buraco negro além do qual nenhuma luz pode escapar.

De acordo com os astrônomos, o horizonte de eventos não pode ser visto porque não é capaz de emitir luz. No entanto, o gás brilhante orbitando ao redor do buraco negro revela uma região central escura, chamada “sombra”, cercada por uma estrutura brilhante em forma de anel.

A nova imagem captura a luz desviada pela forte gravidade do buraco negro, que é 4 milhões de vezes mais massivo que o sol. Os resultados serão publicados nesta quinta-feira em uma edição especial do The Astrophysical Journal Letters.

Leia mais em CNN Brasil.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.856 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.