No último dia 13, foi identificado um caso suspeito de Monkeypox, conhecida como varíola do macaco, em Rio Branco. A informação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Acre (Cievs).
O paciente de 30 anos deu entrada no Pronto Atendimento da Unimed com queixas de febre, adenomegalia e erupção cutânea. O homem relatou ainda ter tido contato com pessoa vinda do exterior. A partir desta notificação, o paciente foi orientado a permanecer isolado em seu domicílio, sendo monitorado junto às pessoas que manteve contato nos últimos dias.
O acompanhamento do caso passou a ser de competência do município. Ao ContilNet, a chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, afirmou que o homem está bem. “Estamos acompanhando. Ele está bem e os sintomas estão diminuindo. Os contatos não apresentaram sintomas”, afirma.
RELEMBRE: URGENTE: ACRE REGISTRA PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DO MACACO
Em 14 de junho foi feita a coleta de material biológico para ser enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais. De acordo com Socorro, não há previsão de quando deve sair o resultado do exame.