24 de abril de 2024

Forças integradas de segurança apresentam medidas para Cavalgada e Expoacre 2022

Os representantes das forças integradas de segurança pública apresentaram, na manhã desta segunda-feira (18), medidas de segurança para a Expoacre 2022 e a tradicional Cavalgada que abre o evento, com cavalos, quadriciclos e caravanas.

De acordo com o representante da Polícia Militar do Acre (PMAC), comandante Atahualpa Ribera, haverá um efetivo de 160 profissionais na Cavalgada, divididos em Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, RBtrans, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Ciftran e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Já na feira, o efetivo aumenta, devido ao tamanho do Parque de Exposições e a quantidade de pessoas presentes. Estarão a serviço um efetivo de 226 profissionais, divididos entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, RBtrans, Corpo de Bombeiros, Ciftran e Samu.

Ainda de acordo com o comandante Ribera, todas as ocorrências de flagrantes que acontecerem na Cavalgada ou durante a feira, devem ser encaminhadas para a Delegacia Itinerante no Parque de Exposições.

Além da delegacia, a segurança pública do Estado oferece outros serviços como a emissão de cédulas de identidades (mediante pagamento da taxa a partir da 2º via) e a Sala de Acolhimento da Mulher/Criança vítima de violência.

De acordo com o secretário de justiça e segurança pública, o Coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, uma das principais preocupações, além da segurança interna, é o trânsito e os acessos. “Nesse sentido, não apenas a Polícia Militar, como o Ciftran, que é a unidade de trânsito do Detran Acre e a RBTrans estarão reforçando, garantindo fluidez e evitando acidentes. Na parte interna, haverá policiamento convencional realizado pela Polícia Militar e esperamos que com essas medidas, a feira agropecuária seja um exemplo de paz e tranquilidade”, explica.

Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar. Foto: Ascom/Sejusp

Segundo o Coronel Paulo Cézar, a Cavalgada terá um formato diferente, pois as comitivas não seguem até o Parque de Exposições, apenas os cavalos e quadriciclos. As comitivas saem da Gameleira e na Via Chico Mendes, próximo a rotatória do Supermercado Araújo, os cavalos e quadriciclos, que seguem até o Parque.

“O itinerário será da rua Cunha Matos, em frente ao Calçadão da Gameleira, até a Via Chico Mendes. Haverá dois locais de dispersão, o primeiro será das caravanas, que é a turma que vai nos caminhões, até agora são três inscritos. Eles vão da Gameleira até a Estrada do Amapá. Os cavalos e os quadriciclos vão para o Estacionamento do Parque de Exposições, onde há um espaço maior para embarque dos animais para ir cada um para seu destino e o Parque estará aberto, a festa continua lá”, explica o comandante Ribera.

Comandante Atahualpa Ribera. Foto: Ascom/Sejusp

“A segurança cumpre um papel bem similar aos anos anteriores, apesar da contratação de shows novos que devem garantir um público maior. A expertise desenvolvida pelas forças de segurança nas feiras anteriores garantem que a estratégia estabelecida estão adequadas”, diz o secretário.

Restrições

As forças de segurança apresentaram ainda restrições para a Cavalgada, onde serão proibidos carretas e reboques, principalmente levados por quadriciclos; Não será permitido a presença de pessoas apenadas com tornozeleira eletrônica, que não poderão participar da Cavalgada e da Expoacre, apenas as pessoas que estarão trabalhando, mediante comprovação. A presença de crianças e adolescentes na direção de quadriciclos não será permitida.

Além das restrições na Cavalgada, dentro da Expoacre não serão permitidas as vendas de bebidas em garrafas de vidro diretamente para o cliente.

Transportes

Segundo o Comandante Ribera, haverá uma Estação Especial de Embarque, no acesso principal do Parque de Exposições, com uma linha especial, que após as 23h, terá desembarque em frente a Prefeitura Municipal de Rio Branco, no Centro da cidade. Haverá um Ponto Especial próximo ao quartel da PMAC de Táxi e Mototáxi.

Medidas de prevenção à Covid-19

Com relação às medidas de segurança contra a Covid-19, os organizadores da feira, Dudé Lima e Júlio Cesar, explicam que serão tomadas as medidas sanitárias, como o uso de máscara e vacinação, através da comprovação pela carteira de vacinação, com o ciclo vacinal atualizado. Para as pessoas que não podem tomar a vacina, deverão apresentar exame realizado com até 48 horas de antecedência.

Um dos organizadores da Expoacre, Dudé Lima. Foto: Ascom/Sejusp

Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) apresentou a portaria que regulamenta o acesso e permanência de crianças e adolescentes na feira e nas atrações musicais. Além disso, a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente explicou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre maus tratos a animais na Cavalgada, que garante a segurança dos animais, principalmente os cavalos.

Corpo de Bombeiros

Os representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre também apresentaram informações sobre as estruturas dentro do Parque de Exposições, que deverão passar por fiscalizações com relação à prevenção de incêndios e situações de pânico. Segundo o Coronel Charles, na última semana de preparação para a Expoacre 2022, estarão disponíveis dois profissionais para realizar essa fiscalização e emissão dos certificados no local da feira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost