Pode ser sĂł mais uma. Pode ser a primeira âĂ veraâ. TambĂ©m pode ser a Ășltima. Ou pode ser a Copa do Mundo de Neymar. Ele chega ao Catar em grande fase no Paris Saint-Germain, rodeado de jogadores em ascensĂŁo e respaldado por uma das seleçÔes favoritas ao tĂtulo.
Esta Ă© a primeira reportagem da sĂ©rie “O Cara da Copa”, sobre os trĂȘs craques considerados pelo ge como os principais candidatos ao posto de melhor jogador do Mundial. Os outros sĂŁo Messi e Benzema.
O Brasil de Neymar estreia no dia 24 de novembro, contra a SĂ©rvia, Ă s 16h (de BrasĂlia).
INĂCIO EMPOLGANTE
NĂŁo Ă© exagero dizer que Neymar teve nesta temporada o seu melhor inĂcio de toda a carreira. Nos 10 primeiros jogos oficiais pelo Paris Saint-Germain, marcou 10 gols e deu sete assistĂȘncias.
Sem lesĂ”es nos Ășltimos meses, participou de 90% dos jogos do PSG atĂ© agora (perdeu dois por suspensĂ”es).
Com 15 gols e 11 assistĂȘncias, ele tem mĂ©dia acima de uma contribuição para gol por partida. Esse Ă© um dos melhores anos desde que chegou Ă Europa, atĂ© este ponto da temporada.

https://www.datawrapper.de/_/bqZP0/
O craque brasileiro Ă© o maior garçom do Campeonato FrancĂȘs e o artilheiro, ao lado de MbappĂ©. O Paris Saint-Germain lidera a Ligue 1, avançou na Liga dos CampeĂ”es e ainda estĂĄ invicto na temporada.
â Ă com certeza um começo de temporada mĂĄgico. Falo como amigo, como um jogador prĂłximo, que vive o dia a dia. Mentalmente, os treinos, tudo que ele estĂĄ fazendo, extracampo. Ă uma temporada em que estĂĄ muito focado. Sabe que Ă© uma temporada importante, dentro de campo ele estĂĄ fazendo valer tudo o que ele estĂĄ fazendo de diferente â contou o zagueiro Marquinhos, ao ge.
Nem tudo foram flores. A desavença com MbappĂ© sobre cobranças de pĂȘnalti e, no geral, a polĂȘmica sobre suposta mĂĄ relação com o atacante francĂȘs repercutiram nos Ășltimos meses.
Neymar se dedicou nas fĂ©rias. Trabalhou duas semanas em Mangaratiba antes de se reapresentar ao PSG (com uma semana de antecedĂȘncia). A confiança mostrada na prĂ©-temporada se concretizou. A bola estĂĄ entrando de tudo o que Ă© jeito. Falta sĂł na Copa do Mundo.

Neymar teve Ăłtimo desempenho pelo PSG nos primeiros meses da temporada 2022/23 – Getty Images
âCEREJA DO BOLOâ
Ă assim que Zico, por exemplo, vĂȘ Neymar na seleção brasileira. A realidade hoje Ă© que o Brasil nĂŁo Ă© mais dependente dele.
Não que o craque tenha perdido protagonismo na equipe. Ele foi o artilheiro da Seleção nas eliminatórias sul-americanas, com oito gols em 10 jogos. Fez uma Copa América consistente em 2021.
Neymar estå a dois gols de igualar a marca de Pelé (77) como maior artilheiro do Brasil, nas contas da Fifa.
O ciclo para a Copa de 2022 ficou marcado pela ascensĂŁo de vĂĄrios nomes para o ataque. Vini Jr, Raphinha, Antony, Rodrygo⊠Jovens que tĂȘm Neymar como principal referĂȘncia, nĂŁo sĂł dentro de campo. AlĂ©m disso, o tĂ©cnico Tite soube organizar o time sem ele.
â Gostaria que vocĂȘs tivessem uma cĂąmera escondida para ver como ele age no dia a dia. E como ele dĂĄ confiança aos garotos e os encoraja. Essa combinação com jogadores mais jovens, mas que sĂŁo recebidos bem e se sentem Ă vontade, dĂĄ uma quĂmica legal â comentou Tite, sobre a liderança de Neymar sobre atletas mais jovens.
Na reta final de preparação, o Brasil venceu sete dos oito jogos que disputou em 2022. Chega Ă Copa do Mundo como lĂder do ranking da Fifa. E Ă© a seleção do top 10 com o melhor ataque no ano: 27 gols.

Neymar tem sido a referĂȘncia dentro e fora de campo para vĂĄrios nomes do Brasil – Hardyfootpix
Neymar disputou 31 dos 50 (62%) jogos oficiais da seleção brasileira no atual ciclo. Marcou 18 gols e deu 20 assistĂȘncias. O aproveitamento com ele em campo foi de 84,9%. Sem ele, foi de 77,1% em 19 partidas.
Ele ficou fora da Copa América de 2019 por causa de uma lesão no tornozelo direito. Apesar desse desfalque, o Brasil foi campeão em casa.
A trajetĂłria do atacante na Seleção Ă© marcada por contusĂ”es em momentos-chave. Em 2018, ele sofreu uma fratura no pĂ© direito, ficou trĂȘs meses afastado e sĂł voltou a jogar Ă s vĂ©speras da Copa. Neymar deixou a RĂșssia sob crĂticas e, ao mesmo tempo, foi quem mais sofreu faltas: 26 em cinco jogos. O Brasil caiu nas quartas de final para a BĂ©lgica.
Ele tem no currĂculo 10 jogos pela Seleção em Copas: seis vitĂłrias, trĂȘs empates e uma derrota, com seis gols e duas assistĂȘncias.

2014 Sonho interrompido NEYMAR NĂO PĂDE DISPUTAR AS SEMIFINAIS DA COPA DO MUNDO NO BRASIL, APĂS LESĂO CONTRA A COLĂMBIA. Getty Images
Duas lesÔes ocorreram antes do Mundial de 2014: uma no tornozelo direito e outra no pé esquerdo. A pior foi durante o torneio: fratura na terceira vértebra lombar, nas quartas de final contra a ColÎmbia. Por isso, não disputou a semifinal do 7 a 1 para a Alemanha.
Neymar chega 100% fisicamente em 2022, na busca por redenção.
VOLTA POR CIMA
Culminar o brilho dos Ășltimos meses pelo Paris Saint-Germain com uma grande atuação na Copa do Mundo pela seleção brasileira coroaria sua reabilitação depois de um ano difĂcil.
A temporada passada (2021/22), seu quinto ano no PSG, foi aquela com o menor nĂșmero de gols (13) desde que chegou Ă Europa. O brasileiro sofreu com lesĂ”es, suspensĂ”es e a irregularidade da equipe.
â JĂĄ escutei muita coisa na minha carreira, e escuto atĂ© hoje. Olho e digo que Ă© sem sentido. ImpossĂvel ter alcançado os nĂșmeros na minha carreira hoje, sem ter me cuidado, sem ter treinado, sem ter batalhado para conquistar isso tudo. NĂŁo Ă© Ă toa. As crĂticas injustas nesse sentido me magoam muito, porque ninguĂ©m conhece a realidade que eu passo â afirmou Neymar, em entrevista ao ge.
O pior problema foi a grave lesĂŁo nos ligamentos do tornozelo esquerdo, em novembro de 2021. Neymar perdeu 13 jogos â 26% do total do PSG na temporada â por causa dessa contusĂŁo.
O desempenho abaixo das expectativas fez com que ele ficasse fora da lista de finalistas para a Bola de Ouro de 2022. Neymar tampouco foi relacionado para o top 3 do The Best de 2021.
Sua volta à ação se deu perto do confronto com o Real Madrid, pelas oitavas da Champions, e o Paris Saint-Germain acabou eliminado. O camisa 10 passou em branco no torneio pela primeira vez na carreira.
Depois disso, o atacante ficou 14 jogos sem se machucar, teve papel importante na reta final do Campeonato FrancĂȘs e ajudou a equipe a conquistar o tĂtulo. Ao fim, desabafou:“Vaias? VĂŁo ficar cansados”.
De acordo com a imprensa francesa e jornais da Espanha, Neymar foi dado como ânegociĂĄvel” pelo clube durante a Ășltima janela de transferĂȘncias de verĂŁo. Ele disse em julho que nĂŁo havia sido procurado e que queria permanecer.
Neymar ficou. Deu duro nas férias, começou focado e estå jogando muito, sem lesÔes. Agora, pode completar a volta por cima na Copa.

Neymar teve uma de suas piores temporadas pelo PSG em 2021/22 – Getty Images

