Pixain, uma banda local de pagode e outros estilos musicais, surgiu a partir de uma simples brincadeira em que decidiram que teriam a própria banda entre irmãos, há 18 anos. Atualmente, o grupo conta também com alguns dos filhos dos integrantes.
Sua primeira apresentação foi em uma casa noturna chamada “Mamão Café”, mas que hoje se encontra fechada. O nome “Pixain”, foi sugerido pelo cunhado de Sirlene Luz, uma das integrantes, ressaltando que o conceito fazia sentido para o grupo, por trazer diversidade e mistura de ritmos, então, tudo se encaixava com o que todos queriam.
Sirlene conta que durante a trajetória o grupo já cantou até músicas autorais, mas que não chegaram a gravar. “Sempre trabalhamos com a ideia de criar arranjos para cada música que fossemos executar”.
Além disso, a integrante da banda também conta que a ideia sempre foi terem um estilo próprio, pois queriam poder transformar e criar as próprias versões para o que fossem apresentar. Tinham como inspiração desde o começo a “Farofa Carioca”, um estilo musical brasileiro com misturas de ritmos, como, rock, pop, reggae, samba e MPB.
Pixain, que é uma banda genuinamente acreana, já chegou a se apresentar em outros Estados, mas que o show mais marcante foi em Sena Madureira, durante o Carnaval. Sirlene relembra a quantidade de pessoas presentes. “Era uma multidão que não conseguimos enxergar completamente, mesmo estando em um palco super alto, sem contar a forma como fomos recebidos pela cidade… Foi inesquecível”.